Cultura

Fica 2023 tem intensa programação de shows e apresentações culturais

Além da agenda no Cine Teatro São Joaquim, a programação cultural convida visitantes a uma viagem pelas ruas de pedra e pontos históricos da antiga capital de Goiás

Um dos principais eventos artísticos e culturais do país, a 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), aberto nesta terça-feira (13/06) na cidade de Goiás, e que se encerra no domingo (18/06), conta com uma programação intensa de shows e apresentações culturais. Além da exibição de grandes produções do cinema ambiental, realização de minicursos e rodas de debate, o evento também recebe artistas reconhecidos, como Criolo, Maria Rita, Banda Madá, a cantora e compositora Maduli, músicos locais, rodas de capoeira, encontro de violeiros, exposição de artes e festejos da cultura popular.

O encerramento será marcado pelo show idealizado especialmente para a ocasião. A Orquestra Filarmônica de Goiás convidou Wanda Sá e Roberto Menescal, que prestarão homenagem aos 65 anos da bossa nova e a Tom Jobim, que morreu há 30 anos. Regida pelo maestro inglês Neil Thomson, a Filarmônica de Goiás é uma das mais importantes do Brasil. A apresentação será no dia 18 de junho, às 19 horas, na Praça de Eventos. Antes do encerramento, às 18 horas, Maria Eugênia, Ricardo Leão e Luiz Chaffin se apresentam no palco do Mercado Municipal.

O Fica é realizado pelo Governo de Goiás em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e, neste ano, tem como tema Cerrado e Amazônia: Dois Territórios, um Só Futuro. O evento também conta com parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

Semana cultural
A programação cultural do Fica 2023 envolve pontos característicos da antiga Vila Boa e convida os participantes para uma viagem pelas ruas de pedra e pontos históricos da antiga capital de Goiás. O primeiro dia começou com festejo da cultura popular, às 18 horas, na Cruz do Anhanguera, e com shows de artistas da cidade no Palco Coreto.

Desde quarta-feira, o Palácio Conde dos Arcos, primeira sede do Governo de Goiás, recebe uma exposição de artes visuais, que ficará aberta ao público até domingo. Às 17 horas o ponto de encontro é no Coreto, com vocalizações de poesias, apresentações circenses, de dança e teatro. No Mercado Municipal, artistas locais encerram a programação cultural do dia, às 19 horas. Na quinta-feira, a partir das 17 horas, o Palco Coreto recebe poesias, apresentações circenses e shows de artistas locais.

Na sexta-feira, o Coreto também terá apresentação de dança e manifestação carnavalesca às 16h30. No Mercado Municipal, às 17 horas, uma feira de artesanato e gastronomia é destino certo para quem quer se aprofundar nas raízes culturais da cidade de Goiás. Também no mercado, a partir das 18 horas, artistas locais abrem os caminhos para a banda goiana Madá, que se apresenta às 21 horas. O grupo é composto somente por mulheres e tem no repertório o melhor da música brasileira.

A programação da sexta-feira será encerrada por um dos shows mais aguardados do Fica 2023. Maria Rita, cantora, compositora e produtora musical se apresenta na Praça de Eventos, às 22 horas. Além do talento e da carreira sólida, ela carrega o nome da cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano.

No sábado, o Mercado Municipal recebe um encontro de violeiros, às 9 horas. Na livraria Leodegária de Jesus, que fica no mercado, haverá contação de histórias às 9h30. O local também deve receber lançamento de livros ao longo do festival. Vale uma visita. O Coreto recebe apresentação de capoeira, shows de artistas locais, festejo da cultura popular e manifestação carnavalesca ao longo do dia.

Em noite de Criolo na Praça de Eventos, às 19 horas, o Mercado Municipal terá apresentações de hip-hop e show da cantora e compositora Maduli. No domingo, quem estiver na cidade de Goiás poderá conferir outros shows de artistas da cidade e apresentações de Carnaval, antes dos shows de encerramento.