Cinema

Filmes de streaming estão proibidos de participar de Cannes

Maior festival de cinema do mundo mudou suas regras para a edição de 2018

Após dois filmes da Netflix fazerem sua estreia no Festival de Cannes do ano passado, emergiu o debate se estes filmes poderiam participar da mostra competitiva. Ficou decidido, segundo o diretor do festival, Thierry Frémaux, que eles podem exibir seus filmes na mostra, mas não competir.

Ao THR, ele disse que festival leva em conta todas as produções destes serviços como a Netflix, Amazon Prime e Hulu, mas que “o cinema triunfa em todos os lugares, mesmo nesta era de ouro das séries. A história do cinema e a história da internet são duas coisas diferentes”.

O argumento é de que o serviço de streaming está voltado para ser assistido em casa, portanto seus filmes seriam filmes para a TV, e não para o cinema. A mesma visão foi defendida recentemente por Steven Spielberg que acredita que são coisas diferentes. Em casos de premiação, disse ele, os serviços de streaming deveriam lutar pelo Emmy (o que já tem acontecido, com as recentes vitórias de The Handmaid’s Tale) e deixar as premiações de cinema para lá.