Fim de férias: o que jogar enquanto está chovendo
O Ano Novo passou, as festas acabaram, o verão está aí e para a maior…
O Ano Novo passou, as festas acabaram, o verão está aí e para a maior parte dos estudantes, universitários e até para alguns sortudos adultos, o trabalho e a escola ainda estão a algumas semanas de voltar.
Porém, acabou a empolgação para as Festas e o que se tem é um janeiro parado e chuvoso. Não dá nem pra ir fazer um piquenique sem correr o risco de ficar encharcado!
Nada tema: para combater o tédio deste fim de férias, nós selecionamos alguns jogos de tabuleiro sensacionais para você passar o tempo enquanto chove lá fora.
“Poxa, mas eu não aguento mais Detetive!”. Calma, jovem, nada de Detetive nem de Banco Imobiliário ou War, nem mesmo Jogo da Vida: nossa lista é só de ótimos jogos de tabuleiro para toda a família que você pode ainda não ter jogado e todos podem ser comprados ou alugados em lojas especializadas na cidade.
Sem mais delongas, vamos a eles.
Catan
Você nunca vai se divertir tanto trocando madeira por ovelhas. Sério, é bem mais divertido do que parece. Prometo. Este jogo para quatro jogadores – tem expansões para adicionar mais – te coloca na pele de um colonizador na rica ilha de Catan. Lá você tem que coletar recursos para aumentar sua colônia, vender e lucrar. Só que os recursos são limitados e isso vai te obrigar a negociar e trocar com outros jogadores na mesa para conseguir atingir os seus objetivos. É muito divertido, gera boas risadas e pode ou não desfazer amizades. Vence quem conseguir fazer 10 pontos primeiro.
Carcassonne
Podendo ser jogado de 2 até X jogadores, fica a critério da mesa, este provavelmente é um dos jogos mais simples da lista. Os jogadores estão construindo a famosa cidadela de Carcassonne usando estradas, vilas, monastérios e fazendas. O jogo não tem tabuleiro: na sua vez, o jogador saca um azulejo que deve ser obrigatoriamente adicionado ao mapa. Além disso, ele possui meeples: seis aldeões que ocupam o terreno e são usados para pontuar. Mas cuidado! O meeple fica preso no tabuleiro até você conseguir seu ponto e se você ficar sem meeples não tem como pegar mais! O jogo acaba quando os azulejos acabam e vence quem fizer mais pontos.
Saboteur
Outro muito simples: um grupo de anões felizes quer cavar um túnel até o tesouro; o que eles não sabem é que um ou vários deles são sabotadores! Oh! Ah! Meus sais! Ele pode ser jogado com até dez jogadores. Os mineiros tentam cavar o túnel até o tesouro; os sabotadores tentam impedi-los explodindo túneis, quebrando ferramentas e assim por diante. Os mineiros vencem chegando ao ouro, os sabotadores vencem quando as cartas acabam sem os mineiros atingirem seus objetivos. Como ninguém sabe quem são os sabotadores até o final da partida, o fator treta é bem alto.
Coup
De 2 a 10 jogadores, vocês disputam para ver quem se tornará a figura mais importante do reino. Os jogadores fazem isto usando cartas de personagem com habilidades especiais e conquistando influência com moedas de ouro. A questão está no fato de que os jogadores não revelam suas cartas de personagem, o que lhes permite blefar. Porém, se o blefe for pego, ele perde o personagem. Cada jogador começa com duas cartas e ao perder as duas está fora do jogo. Vence a última pessoa que sobrar sem ser eliminada.
Sheriff of Nottingham
A rebelião de Robin Hood contra o príncipe João está a toda e o xerife de Nottingham já decidiu que ele não se importa com isso: ele agora só quer enriquecer e cair fora. Sendo assim, o xerife montou um posto de controle na entrada da cidade e todas as carroças serão revistadas. No jogo de até 5 jogadores, a cada rodada um deles assume o papel do xerife e os outros são mercadores tentando levar os seus produtos para a cidade. Entre os produtos os jogadores podem tentar levar contrabando da rebelião, como armas, por um preço muito maior. É neste ponto que os jogadores precisam se virar: usando suborno e adulação, o jogador mercador precisa convencer o jogador xerife a fazer vista grossa caso tenha contrabando. Porém, se o xerife decidir revistar o carro e só encontrar produtos legais, ele é penalizado, tendo que pagar uma multa ao mercador. Vence quem no final tiver mais dinheiro.
DixIt
De três a seis jogadores, este é o jogo mais abstrato desta lista. Ele funciona assim: todos os jogadores recebem cartas com desenhos. A cada rodada, um jogador escolhe uma carta da sua mão e dá uma dica do desenho, por exemplo, “coelho”, e coloca sua carta virada para baixo. Todos os outros escolhem uma carta que lhes lembrem a dica e embaralham com a carta principal. Depois, os jogadores votam em qual carta eles acham que foi a escolhida. Quem acertar, pontua, e aí vem a rodada seguinte. É simples, fácil e rápido além de ter desenhos lindíssimos. Vence quem fizer mais pontos.
Ticket to Ride
A revolução industrial está bombando e cabe ao jogador construir linhas de trem que rasguem o mapa dos Estados Unidos de costa a costa, mas para isto eles vão precisar de cartas e tempo além de disputar as rotas e trilhos com os demais jogadores. De dois a cinco jogadores, ele é fácil de aprender e muito competitivo, com vitórias muitas vezes disputadas vagão a vagão. Vence quem fizer mais pontos.
Citadels
Outro jogo que pode incitar a discórdia, Citadels pode ser jogado de dois a oito jogadores. Ele funciona como uma versão um pouco mais elaborada de Coup: todos jogadores assumem papéis secretos com habilidades especiais e brigam pela coroa do rei e por moedas que serão usadas na construção da sua cidadela: com mais construções, mais moedas e prestígio. O jogo acaba quando um jogador consegue construir oito distritos na sua cidadela. Vence quem fizer mais pontos.
7 Wonders
As grandes maravilhas do mundo da Antiguidade estão brigando para ver quem tem o maior esplendor. Neste jogo para até sete jogadores, cada um assume uma cidade e uma maravilha do mundo, como o Cairo e a pirâmide de Gizé, no Egito. Cada cidade possui habilidades especiais que serão necessárias conforme os jogadores expandem seu domínio ao longo de três eras. Tudo isto é feito usando cartas e moedas além de interagindo com os jogadores vizinhos. Depois de três eras o jogo termina e vence o jogador que tiver a cidade mais esplendorosa.
Black Stories
Outro que pode ser jogado de 2 a X jogadores, Black Stories é um jogo de charadas macabro. Cada carta possui um enigma de um crime e os demais jogadores precisam adivinhar. Quem acertar fica com a carta e pontua. Se ninguém acertar, quem leu a carta fica com ela e pontua. O jogo acaba quando as cartas acabarem ou quando os jogadores cansarem. Além do baralho principal, no Brasil já foram lançadas pelo menos seis expansões com mais mistérios sinistros a serem desvendados.