Franquia Invocação do Mal: Do pior ao melhor filme
Com o lançamento de "Invocação do Mal 3", vamos de ranking Do Pior ao Melhor Filme de toda a franquia Invocação do Mal
08. A FREIRA (2018)
A Freira apareceu lá em “Invocação do Mal 2” como peça importante para Lorraine Warren, personagem interpretada por Vera Farmiga, mas também como easter egg de um universo em expansão onde outros ‘monstros’ ganhariam um filme solo. Annabelle teve suas adaptações, e não demorou muito para a A Freira ganhar sua história de origem. E chaga a ser vergonhoso que uma personagem com aparência tão assustadora, e um background que tinha tudo para render um ótimo terror, se entregue a clichês bestas e momentos que são incapazes de assustar uma criança. Além do ritmo arrastado que torna tudo chato e monótono. Sem dúvida “A Freira” é uma decepção!
07. A MALDIÇÃO DA CHORONA (2019)
Outro filme que introduz uma personagem assustadora, com grande potencial, mas que se contenta em trabalhar o básico dos clichês do gênero e de maneira nada memorável. Um desperdício de tempo!
06. ANNABELLE 2: A CRIAÇÃO DO MAL (2017)
“Annabelle 2” é outro exemplar esquecível da franquia Annabelle. Uma história que se conecta até de maneira plausível com o universo de terror estabelecido no primeiro “Invocação do Mal”, porém, mais uma vez, temos um filme que entrega o que já cansamos de ver em outros tantos longas do gênero com bonecos/bonecas do mal. Ao fim, você logo esquece a trama e nem se lembra dos personagens.
05. ANNABELLE (2014)
Annabelle foi uma das surpresas do primeiro “Invocação do Mal”, em um prólogo promissor. E eis que a boneca que entrou para o imaginário popular ganha seu spin off neste filme insosso, lento e cansativo. Um ou outro momento de susto funciona, mas no geral, volto a repetir a mesma crítica de situações repetitivas e clichês exaustivos do gênero.
04. INVOCAÇÃO DO MAL 3 – A ORDEM DO DEMÔNIO (2021)
Mais pé no chão e sem criatividade nos sustos, este terceiro capítulo de Invocação do Mal é descartável e pouco impactante. O mais fraco da trilogia. Falei mais sobre ele na crítica escrita aqui para o Telemania.
03. ANABELLE 3: DE VOLTA PARA CASA (2019)
Apesar de, sim, “Annabelle 3” utilizar clichês já conhecidos do gênero, aqui o enredo consegue trabalhar a história de uma maneira mais inventiva, com clima de suspense e aventura. O resultado final é o melhor exemplar da franquia Annabelle, com um estilo de narrativa bem inspirado nos anos oitenta.
02. INVOCAÇÃO DO MAL 2 (2016)
Dirigido novamente por James Wan, “Invocação do Mal 2” tem mais escopo, produção maior e o mesmo clima tenso e a01ngustiante vistos no original. Só estende além do necessário o enredo, tornando alguns momentos arrastados e cansativos. Mas há outras cenas memoráveis, e algumas sutilmente tocantes que nem são de terror, como, por exemplo: quando Patrick Wilson toca violão e canta a música “Can’t Help Falling In Love With You”, de Elvis Presley.
01. INVOCAÇÃO DO MAL (2013)
Um dos melhores filmes de terror norte-americanos dos últimos anos, “Invocação do Mal” é um primor de como usar os clichês do gênero e utilizá-los de maneira cujo suspense se torna muito mais assustador do que mostrar o espírito de fato. Há cenas ótimas (a do pique esconde é a minha favorita), e o diretor James Wan filma com maestria passeando com a câmera pelos cenários, e ao mesmo tempo, nos emergindo mais ainda naquele mundo. Além das excelentes performances de Patrick Wilson e Vera Farmiga.