Gabriela Prioli cita ex-jogador do Goiás, Walter, em discurso sobre diversidade; vídeo
No vídeo, Prioli destacou o ex-jogador do Goiás, como exemplo
A influenciadora Gabriela Prioli utilizou suas redes sociais nesta semana para discutir a importância da diversidade e representatividade nos esportes e na moda. No vídeo, Prioli destacou o ex-jogador do Goiás, Walter, como exemplo de superação dos padrões corporais que frequentemente dominam essas áreas.
O comentário de Prioli foi uma resposta a um vídeo que criticava a necessidade de diversidade nas passarelas, alegando que modelos deveriam ser magras e que jogadores de futebol deveriam ter corpos esbeltos.
“Eu vi uma querida falando nas redes: ‘Bonita é ser magra. Victoria’s Secrets não tem que se preocupar com representatividade. Você não vai ver um jogador de baixo ou um jogador de futebol gordo’. Vamos lá, o Walter, conhecido como gordinho, virou um ídolo do Goiás, ajudou o time a sair da Série B em 2012, ele foi campeão artilheiro da competição no seu primeiro ano. Em 2013, ele conquistou o prêmio de melhor jogador do Brasileirão pela rede Globo”, afirmou Prioli.
O discurso de Gabriela Prioli está relacionado com o recente desfile da Victoria’s Secret, que reacendeu debates sobre padrões de beleza. Prioli defendeu que a representatividade é fundamental e criticou a ideia de um ideal de beleza que exclui corpos fora dos padrões convencionais. “Representatividade importa, porque esse ideal inalcançável é o que faz que até você, amiga padrão que gravou o vídeo, tenha se sentido insatisfeita sua vida inteira com sua aparência”, disse.
As reações dos internautas foram variadas. “Galera que não quer diversidade tenho um recado: o mundo que vocês gostam, ficou nos começos dos anos 2000. ELE NÃO VOLTARÁ MAIS”, comentou uma seguidora. Outra usuária disse: “Só não entende os exemplos que ela deu quem não quer entender e continuar no seu mundo de preconceitos. Pelo amor… Na próxima, só desenhando mesmo.” Uma terceira internauta opinou: “Ahhhh Victoria’s Secrets é um ícone, por ter a mesma estética, assim como Romero Britto tem a própria assinatura. Calma lá. Estamos muito diversos e com um processo de inclusão bem avançado. Deixa a Victoria’s Secret. Não é pra todo mundo. Em desfile de moda plus size não vejo ninguém dizendo pra botar uma magrinha. Te adoro, Gabriela, mas militou demais”.
Veja