FOFO!

Gato ucraniano Stepan concorre a prêmio de influenciador do ano

Felino famoso conseguiu escapar da guerra e está refugiado na França

Stepan ficou famoso nas redes sociais por posar com expressões engraçadas ao lado de drinques - Instagram/loveyoustepan

gato ucraniano Stepan, que tem 1,2 milhão de seguidores no Instagram e 1,1 milhão no TikTok, concorre ao WIBA (World Influencers and Bloggers Awards), prêmio global para os principais líderes de opinião e blogueiros de todo o mundo.

A cerimônia de premiação será no dia 18 de maio em Cannes, no sul da França, no tradicional Hotel Martinez.

Famoso nas redes sociais por posar com seu bracinho apoiado numa mesa, ao lado de um drinque, como se estivesse curtindo uma fossa num bar, Stepan vivia com sua tutora, Anna, em Kharkiv, a segunda maior do país.

Com o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, e a intensificação dos bombardeios do Exército russo, os perfis do felino deixaram de ser atualizados. Preocupados, os seguidores começaram a perguntar sobre a família em comentários nos últimos posts.

Anna e Stepan conseguiram atravessar a fronteira para a Polônia e receberam ajuda da equipe do WIBA para se refugiarem na França. A organização alugou um apartamento lá para que eles fiquem o tempo necessário, até que possam voltar para a Ucrânia em segurança.

Os perfis do gatinho voltaram a ser atualizados, mas agora com uma pegada bem diferente. Os posts bem-humorados ficaram de lado para dar espaço a publicações sobre conscientização sobre o conflito.

Stepan criou uma campanha para arrecadar dinheiro e ajudar cinco entidades protetoras dos animais na Ucrânia.

Agora resta ao fãs do bichanos torcer pelo fim da guerra e para que a família de Stepan e de todos os ucranianos tenham dias de paz novamente.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Степан (@loveyoustepan)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Степан (@loveyoustepan)

+ Cães ‘vencem’ batalha judicial após serem acusados de matar gato; leia

+ Dia Mundial do Gato: cinco curiosidades sobre felinos para comemorar a data