Globo demite diretor acusado de racismo, mas diz que razão foi assédio moral
Denúncia contra Vinicius Coimbra foi feita por três atrizes do elenco de 'Nos Tempos do Imperador'
Acusado de racismo, o diretor artístico da novela “Nos Tempos do Imperador“, Vinicius Coimbra, foi demitido pela TV Globo na última sexta (11). A informação foi confirmada pelo advogado do profissional, Davi Tangerino. Ele esclarece, no entanto, que a emissora informou a Coimbra que ele estava sendo desligado da empresa sob o argumento de que praticou assédio moral.
A TV Globo, por sua vez, afirma que não comenta “apurações de relatos recebidos por sua ouvidoria, em razão de sigilo”.
Vinicius Coimbra foi acusado de racismo por três atrizes da trama. As queixas chegaram ao compliance da emissora, que abriu um procedimento. Ele já foi notificado da decisão.
Procurada, a Globo diz que não expõe apurações de sua ouvidoria “em razão do sigilo garantido a todos os colaboradores em seu código de ética” e que, por isso, não vai se manifestar sobre a demissão.
“Preconceito racial é uma prática não tolerada pela Globo”, afirma a emissora. “Mas reconhecemos que, como ocorre em todos os segmentos da sociedade, há muito a avançar no caminho da diversidade, para além das rigorosas regras de compliance que praticamos no nosso dia a dia a esse respeito”, segue.
“Em relação à novela ‘Nos Tempos do Imperador’, a empresa acredita que poderia ter adotado precauções extras para abordar a temática racial, nas diversas dimensões que a produção exigia”, continua.
+ Leia mais: Sarah Fonseca é vítima de racismo em padaria; estabelecimento se pronuncia
Em nota enviada à coluna, Vinicius Coimbra afirma que foi comunicado do seu desligamento por assédio moral. “Nas últimas semanas, muito foi dito a meu respeito. Por isso, agradeço àqueles que prezaram por uma apuração responsável dos fatos, sem atribuir a mim atitudes que não condizem com a minha índole, minha história ou que não são da minha competência”, diz.
“Como homem branco, porém, reconheço minha responsabilidade por atitudes que reproduzem privilégios. Eu sinceramente não gostaria que isso tivesse acontecido e estou empenhado para que não se repita. Desculpei-me à época e me desculpo novamente. Reafirmo meu profundo respeito pelo elenco da novela. Quero poder contribuir para juntos repararmos esta situação e construirmos um futuro melhor”, continua.
Segundo consta na queixa levada ao compliance, artistas negros da novela das seis teriam sofrido diferença de tratamento no ambiente de trabalho em relação ao elenco formado por atores brancos.