TELEVISÃO

Globo é condenada a indenizar ex-diretora por exposição de dados no Mais Você

Emissora terá que pagar R$ 20 mil para a ex-funcionária

Ana Maria Braga (Foto: Reprodução)

A Rede Globo foi condenada a pagar R$ 20 mil em indenização por danos morais a uma ex-assistente de direção do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga. A decisão, da 42ª Vara Cível de São Paulo, refere-se a um episódio exibido em novembro de 2023, quando a emissora divulgou, por engano, o nome e o número do passaporte da ex-funcionária em rede nacional. As informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo.

Segundo o processo, a apresentadora fez uma brincadeira durante o programa, mencionando uma viagem fictícia de Louro Mané, mascote da atração, para Dubai. Para ilustrar, foi exibido um passaporte cenográfico com a imagem do personagem, mas que continha os dados reais da ex-assistente, que atuou na produção entre 2015 e 2017.

A ex-funcionária relatou que estava na França quando foi alertada por um amigo sobre o episódio. O advogado da autora, Fábio Antunes, afirmou que o uso indevido dos dados foi feito sem qualquer tipo de consentimento, resultando em uma exposição negativa.

Em sua defesa, a Globo argumentou que se tratava de um documento fictício, com alterações em praticamente todos os dados, e que o passaporte foi exibido por poucos segundos. A emissora destacou que o passaporte trazia a indicação de ser um “documento cenográfico” e que o vazamento das informações reais seria “praticamente impossível”.

Apesar disso, o juiz André Bezerra considerou que a exibição causou danos à imagem e à privacidade da autora. “Independentemente da intenção, não é preciso um raciocínio mais complexo para concluir que o fato gerou constrangimento à autora, que teve seus dados expostos a milhões de pessoas”, afirmou na sentença.