Globo paralisa gravação de novelas e vai reprisar ‘Novo Mundo’, ‘Totalmente Demais’ e ‘Fina Estampa’
Desde a estreia da novela “Amor de Mãe“, Lurdes, personagem de Regina Casé, tem sua…
Desde a estreia da novela “Amor de Mãe“, Lurdes, personagem de Regina Casé, tem sua vida orientada pela incessante busca pelo filho. Muita gente já sabe que o paradeiro de Domênico pode ser descoberto em breve – mas o público vai ter que esperar um pouco mais para assistir ao reencontro dos personagens, e outros desfechos e várias novelas.
Devido à escalada dos casos do novo coronavírus no Brasil, a Globo tomou uma decisão sem precedentes de interromper as gravações da novela das nove e de todas as suas tramas agora no ar, a fim de evitar o contato entre seus profissionais e frear, assim, o avanço da doença no país – um set de filmagem pode reunir até 50 pessoas para rodar uma única cena.
Com isso, “Amor de Mãe” terá uma espécie de fim de temporada – um hiato entre os episódios já gravados e aqueles que, por causa do coronavírus , ainda não puderam ser filmados e, portanto, serão transmitidos num futuro ainda indeterminado.
Enquanto isso, a faixa das nove receberá uma reprise compacta de outra novela, “Fina Estampa“, de Aguinaldo Silva que foi ao ar há nove anos.
Em sua reta final, a novela “Éramos Seis” deve ser transmitida até o último capítulo, com pequenos ajustes nas cenas ainda não produzidas.
Sua sucessora no horário das seis da tarde, “Nos Tempos do Imperador“, esperará um pouco para chegar às telinhas. Quem assume a faixa é “Novo Mundo“, novela que narra a vida de dom Pedro 1º.
No horário das sete, “Salve-se Quem Puder“, também deve ter a produção congelada e abrirá espaço para uma retransmissão da novela “Totalmente Demais“.
Decisão após coronavírus
A decisão veio depois de uma delicada avaliação dos executivos da Globo ao longo do final de semana. Nesta segunda, as chefias de diversas áreas da emissora se reuniram e optaram por alterar a grade de programação pilar de seu horário nobre por causa do coronavírus.
Um comunicado divulgado neste domingo afirmava que o telejornal regional Bom Dia e o nacional Bom Dia Brasil ganhariam maior tempo de duração, bem como o Jornal Hoje – no total, serão 11 horas de jornalismo ao vivo por dia.
Na parte da manhã, o “Mais Você” seria suspenso para liberar espaço na grade e, segundo pessoas ligadas à produção, também para poupar a apresentadora, Ana Maria Braga, que agora trata um câncer de pulmão e, portanto, integra o grupo de risco do coronavírus.
A suspensão das novelas foi a medida mais drástica tomada até agora, afinal, será a primeira vez que a Globo interrompe uma novela já no ar e divide sua produção mais vista e lucrativa em temporadas.
As medidas podem ser vistas como exageradamente cautelosas pela concorrência, mas, de forma mais tímida, elas já começam a aparecer também em outros canais. O SBT informou à reportagem que gravações de “A Praça É Nossa” e dos programas comandados por Raul Gil e Silvio Santos não ocorrerão nesta semana.
Outras atrações de auditório, no entanto, seguem recebendo público ao vivo – embora idosos a partir dos 65 anos tenham sido orientados a não comparecer.
“O SBT avaliará caso a caso a necessidade da gravação dos programas com a presença de auditório, buscando limitar ao máximo o número de pessoas nas gravações”, resumiu a emissora em nota.
Já a TV Record informa que filmagem e exibição de novelas seguirão normalmente, mas que o reality “The Four” teve sua plateia reduzida para 40 pessoas, enquanto o “Hora do Faro” será gravado sem plateia.
A Band, atualmente, não produz novelas ou programas de auditório, mas ajustará sua programação por causa da suspensão de diversos torneios esportivos.
Canais pagos estão liberando seus acessos para o atual período de isolamento. Os canais fechados da Globo, como os seis da marca Telecine, o infantil Gloob, os esportivos do SporTV e o Multishow, estão com sinal aberto nas operadoras de TV paga.
A Globoplay também está disponibilizando diversos conteúdos para não assinantes, como séries e novelas já exibidos na TV aberta.
A Claro TV e a Sky TV engordam a lista de canais liberados com selos como Animal Planet, CNN e Nickelodeon, enquanto a Band abriu o sinal de Arte1, BandNews TV, BandSports e Terraviva.
A Disney, por sua vez, permite o acesso gratuito a seus canais infantis, à ESPN, à Fox e à National Geographic. O Smithsonian Channel é outro que abriu seu sinal em algumas operadoras de TV.
https://www.emaisgoias.com.br/operadora-libera-internet-e-canais-por-assinatura-durante-periodo-de-combate-ao-coronavirus/