CASO ROBINHO

Globo prepara documentário sobre caso de estupro envolvendo Robinho

Produção ainda não tem data de estreia

Segundo a Folha de São Paulo, a TV Globo está preparando um documentário sobre o caso de estupro que levou à prisão do ex-jogador Robson de Souza, conhecido como Robinho. Ainda sem data de estreia, a produção será lançada no Globoplay, serviço de streaming da emissora.

O documentário está sendo produzido pelo núcleo de documentários da área de esporte da Globo, responsável por produções como “Doutor Castor” (2021) e “Senna por Ayrton” (2024). O projeto já contratou jornalistas, incluindo alguns que cobriram o caso de perto para outros veículos, com a promessa de trazer novos fatos sobre o caso.

Robinho, que jogou a Copa do Mundo pela seleção brasileira em 2006 e 2010, está preso desde março deste ano. Ele cumpre pena no Brasil por um estupro ocorrido na Itália em 2013, quando jogava pelo Milan. Junto com cinco amigos, o ex-atacante cometeu o crime contra uma jovem albanesa de 22 anos.

Em 2017, Robinho foi julgado à revelia e condenado a nove anos de prisão. No entanto, ele não cumpriu a pena inicialmente, pois o Brasil não extradita seus cidadãos para cumprirem pena em outro país. Em 2022, a Itália solicitou que Robinho cumprisse a pena no Brasil.

No dia 20 de março, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por 9 votos a 2, que Robinho deveria cumprir a pena de nove anos de prisão pelo crime de estupro em território nacional. O jogador recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de um recurso extraordinário e impetrou um habeas corpus, mas o pedido foi negado pelo ministro Luiz Fux.

Robinho foi preso em sua residência em Santos no dia 21 de março e levado para a sede da Polícia Federal. Após uma audiência de custódia, ele foi encaminhado para a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, em Tremembé, no interior de São Paulo, onde começou a cumprir sua pena.

Vale lembrar que em 2020, em um áudio vazado, Robinho atacou a Globo por fazer reportagens sobre o assunto, dizendo “Bolsonaro tá certo, a Globo é um lixo”.