UAI

Goiânia recebe o título de ‘capital nacional da música sertaneja’

Agora é oficial! Goiânia recebeu o título de Capital Nacional da Música Sertaneja. O que…

Agora é oficial! Goiânia recebeu o título de Capital Nacional da Música Sertaneja. O que há décadas era reconhecido popularmente agora se oficializou em forma de lei, sancionada pela Prefeitura de Goiânia na última terça-feira (15).

O projeto de lei que atribuiu o título para a capital de Goiás foi proposto pelo vereador Willian Veloso (PL), aprovado pela Câmara Municipal e acatado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

A partir de agora, o título de Capital Nacional da Música Sertaneja fica estabelecido pela Lei nº 10.753.

Segundo o texto do projeto, vários aspectos foram considerados para a proposição da matéria. É apontado que o gênero musical representa uma das vertentes da identidade goiana e, além disso, o estado de Goiás como o berço de vários cantores e compositores. É ressaltado também o fato de Goiânia ser o endereço de grandes nomes do estilo, que escolheram a capital para moradia e consolidação das carreiras.

Segundo o autor da matéria, o título não tem a intenção de menosprezar os outros estilos musicais.

“Pelo contrario, queremos fomentar a cidade com a criação de polos musicais e contribuir com o turismo musical”, afirma Veloso. “A música sertaneja movimenta a economia da cidade em diferentes setores”, completa.

Goiânia foi e é celeiro para diversos músicos sertanejos. Entre eles, Marília Mendonça, Jorge e Mateus, Bruno e Marrone, Israel e Rodolffo, Matheus e Kauan, João Neto e Frederico, Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano e outros.

Conheça bons lugares pra curtir sertanejo ao vivo em Goiânia

O Mais Goiás preparou uma pequena lista com sugestões de bares e casas noturnas na capital que abrem as portas para o sertanejo. A maioria dá destaque para esse tipo de música, mas alguns ainda tocam samba, pagode, entre outros estilos. Confira a lista aqui!

*Com informações do Diário do Estado