AGENDA

Goiânia retoma programação do Chorinho, nesta sexta

Evento acontece na Antiga Estação Ferroviária, localizada na Praça do Trabalhador, no centro da capital

Goiânia retoma programação do Chorinho, nesta sexta (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Prefeitura de Goiânia retoma, nesta sexta-feira (14), o projeto Chorinho, na Antiga Estação Ferroviária, localizada na Praça do Trabalhador, no centro da capital. O primeiro show da noite, às 19h, é com o Quinteto Regional Choro Canção. Às 20h30, sobe ao palco o Grupo Os Levados do Samba. As atrações são todas gratuitas e abertas ao público.

“O Chorinho é mais uma programação cultural feita com investimento e dedicação para que a população aproveite momentos de boa música, lazer e entretenimento com segurança”, afirma o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), ao destacar que “o evento já conquistou os goianienses”.

A organização da edição 2023 do evento estima a presença de 2 mil pessoas, a cada dia. A realização do Chorinho tem o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A novidade é que, neste ano, a programação do projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), começa em abril e segue até setembro. “Antes, o Chorinho era realizado de setembro a dezembro, só por três meses e sempre em períodos muito chuvosos, o que de certa forma dificultava com que as pessoas curtissem os shows”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

“Então, optamos por um novo formato em seis meses, que normalmente esperamos menos chuvas. Produzimos com todo cuidado e carinho para que seja um evento familiar, seguro, com estrutura de banheiros, tenda, cadeira, e, claro, diversão garantida”, completa o titular da Secult.

Bandas

Inspirado nos memoráveis regionais de Choro como o de Benedito Lacerda (1934), Canhoto (1951) e Conjunto Época de Ouro (1964), o Grupo Regional Choro Canção é composto pela flauta de Lamartine Tavares, o violão de sete de Gustavo Amui, o violão de seis de Lucas Barbosa, o cavaco e o bandolim de Wygner Amorim e o pandeiro de Anderson Nogueira.

O grupo se dedica ao estudo do repertório clássico do Chorinho, apresentando músicas de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Altamiro Carrilho. A formação é fruto do encontro de chorões, professores e estudantes de música do Instituto Federal de Goiás, por meio de projetos de ensino e extensão desenvolvidos pela instituição.

Já o grupo Os Levados do Samba trabalha com clássicos da música brasileira, com o intuito de fomentar o samba. Nasceu de conversas despretensiosas que alguns dos integrantes tiveram e perceberam a necessidade de formação reduzida da bateria de uma escola de samba.

Cronograma:

28/04/2023

  • Grupo Borandá – 19h20
  • Thainá Janaina – 20h30

12/05/2023

  • Grupo São Elas – 19h20
  • Grupo Dona da Roda – 20h30

26/05/2023

  • Quinteto Flor do Cerrado – 19h20
  • Fernando Boi e Samba – 20h30