CUSTOS DA PASSAGEM

Goiano faz vaquinha virtual para participar de turnê mundial de canto lírico

World Youth Choir promove, anualmente, uma experiência educacional e de intercâmbio cultural por meio do canto coral

Goiano faz vaquinha virtual para participar de turnê mundial de canto lírico

O estudante de canto lírico Erickson Nunes, de 26 anos, foi selecionado para participar da temporada deste ano do World Youth Choir (Coral Jovem Mundial). Trata-se de um projeto da World Youth Choir Foundation, que promove, anualmente, uma experiência educacional e de intercâmbio cultural por meio do canto coral, fazendo uma turnê de concertos em alguma parte do mundo com a preparação de maestros mundialmente renomados. Morador de Goiânia, o músico iniciou uma vaquinha virtual para tentar viabilizar o seu sonho.

A temporada, vale destacar, se passará em cinco países. São eles: Alemanha, Holanda, Áustria, Itália e Rússia. “A organização arcará com as minhas despesas (alimentação, hospedagem e translado entre os países da turnê) durante o período do festival. Porém, cada participante deve ir para o ponto de encontro (Frankfurt am Main, Alemanha) e retornar para seu país de origem com os seus próprios recursos”, expõe na campanha de financiamento coletivo.

Ou seja, a viagem de ida e volta é bancada por cada escolhido. “Tenho que estar lá no dia 29 de julho e retorno em 21 de agosto”, disse ao Mais Goiás. O primeiro concerto ocorre na Alemanha – onde serão oito apresentações –, em 8 de agosto. “Tem dias que serão três concertos”, revela a rotina.

Sobre o coral

No site que ele escolheu para financiar a viagem, ele explica que foi selecionado após duas fases com candidatos do mundo todo. “Somos cinco brasileiros em um total de 89 pessoas de 41 países diferentes. Dentre os brasileiros, sou o único goiano e talvez o primeiro na história a integrar este projeto”, escreve.

“Esse projeto é um coral mundial feito por jovens para uma turnê em algum lugar do mundo. No ano passado, foi na China; antes, na França e Portugal”, revela o Erickson, que deixou Santa Helena de Goiás para estudar música na Universidade Federal de Goiás (UFG), na capital. Segundo ele, o evento inclui músicas regionais de cada país, mas também tradicionais do canto lírico.

Questionado o que a seleção representa, ele afirma ser uma alegria que não consegue acreditar. “Há alguns anos era inimaginável. Um dos melhores festivais dessa área, do mundo. É a realização de um sonho.” Ele lembra, que o World Youth Choir já acontece a mais de 30 anos.

Sobre a Covid-19 e possíveis interferências, ele acredita que não será adiado – cancelado, então, de forma alguma, dada a tradição do evento. Segundo ele, a Europa já parece ter passado pelo pico da doença e, até a data, a situação já estará segura. A vaquinha virtual de Erickson teve início no dia 30 de abril e segue até 30 de maio. A meta do cantor é R$ 5.500, valor que ele avalia ser possível para comprar as passagens de ida e volta.