Música

Google lança YouTube Music no Brasil para concorrer com plataformas de streaming

Operando firme e forte em 21 países, o YouTube Music chegou no Brasil na tarde…

Operando firme e forte em 21 países, o YouTube Music chegou no Brasil na tarde desta terça-feira (25). O aplicativo é mais um dos que oferece o serviço de streaming de música, porém utilizando também a biblioteca de vídeos do YouTube. Sendo assim, é possível ouvir, além da versão original, todos os covers, versões ao vivo e paródias da faixa postados na rede social.

A intenção da Google é bater de frente com as plataformas mais populares do mercado fonográfico: Spotify e Deezer. Vale lembrar que a gigante da internet já tinha um serviço de música, o Google Play Music, que é impopular até mesmo entre os usuários Android.

A ideia não é matar o Google Play Music, mas lentamente migrar seus usuários para o YouTube Music, além de atrair novos clientes. As informações são do ArsTechnica.

Preço, interface e experiência

Ao logar sua conta Google, o YTM carrega tudo relacionado a música que você consome no YouTube tradicional. Ele ainda pede para que você selecione seus artistas favoritos em uma lista interminável de nomes de todos os gêneros musicais possíveis.

Com isso, o aplicativo se propõe a fazer uma playlist infinita e afiada com o que você mais escuta, no estilo do Daily Mix do Spotify, ou Flow do Deezer.

Assim como nos demais aplicativos de streaming de música, o usuário pode fazer o download das faixas (lembrando que aqui inclui-se todo e qualquer vídeo postado no YouTube, seja ele de música ou não). O recurso está disponível apenas para quem assina a versão premium do app, que custa R$ 16,90 por mês.

Há uma versão gratuita. Usuários free, entretanto, não podem baixar as canções, têm anúncios inseridos entre elas e não pode ouvi-las em segundo plano – que é o sonho de consumo de qualquer pessoa que utiliza o YouTube nos dispositivos móveis.

Caso queira experimentar a novidade, o YouTube Music oferece três meses grátis.

Estou te vigiando

Não podemos nos esquecer de que estamos falando de uma das maiores empresas de comunicação do mundo e que tem acesso a todo tipo de dado sobre seu usuário. Com esta munição em mãos, a Google promete uma experiência indispensável.

Por exemplo, sabendo que o usuário está na academia (desde que o aplicativo esteja com o serviço de localização funcionando), o YouTube Music pode sugerir músicas para exercícios físicos.

Também sabendo o que o usuário mais escuta, o aplicativo promete sugerir apenas faixas similares. Segundo a Google, quase 80% das execuções são por sugestão, após ter o histórico de reproduções do cliente analisado e aprendendo pouco a pouco como funciona seu gosto através de likes ou dislikes.