Grimes faz aniversário: conheça um pouco sobre a vida e carreira da cantora
Descendente de russos e ucranianos, artista completa 34 anos em meio a lançamentos na música e ao nascimento - em segredo - do segundo filho com o ex-marido e atual namorado, Elon Musk
Sob o signo de peixes, em 17 de março de 1988 nascia Claire Elise Boucher. Chamada de Grimes 34 anos depois, a canadense descendente de russos e ucranianos começou sua terceira década com a vida agitada: logo vai lançar o sexto álbum de estúdio e acaba de ter o segundo filho de nome complicado, fruto da relação com o ex-marido e atual “namorado” (nas palavras da própria), o bilionário Elon Musk.
Soletrando
Em maio de 2020 o primeiro filho da cantora causou reboliço na imprensa quando teve o nome revelado: X Æ A-XII. O pai da criança explicou num podcast que a pronuncia seria algo como équis ash ei tuelve. Recentemente, um repórter da Vanity Fair escutou o choro de um bebê durante uma entrevista na casa de Grimes e a artista revelou que teve, em segredo, um segundo filho com Musk. O nome da caçula? Exa Dark Sideræl.
Ver essa foto no Instagram
Casal de outro planeta
E como a artista da música dance/eletrônica conheceu um dos homens mais ricos do mundo? Claro, de uma forma inusitada: durante uma conversa sobre inteligência artificial no Twitter. Hoje, enquanto ele investe numa agência de exploração espacial e é um homem com a missão de levar a humanidade ao próximo estágio da civilização, ela gosta de treinar com espadas, anunciou a própria alma num leilão e assinou sua primeira exposição de arte.
Excêntricos? Sim. Mundos diferentes? Não muito. Elon Musk já disse que morrer em Marte seria um sonho (do qual sabemos que ele é capaz de realizar). Grimes é fascinada por outros mundos e revelou que sonhava em dirigir o filme Duna antes de Denis Villeneuve assumir a posição. A cantora entende bastante de tecnologia e tem um modelo de avião preferido. Seria este o casal ideal para evoluir para status de moradores de outro planeta? Sim, se os dois não tivessem colocado um ponto final no casamento em setembro do ano passado.
Hoje, enquanto ele desafia Vladimir Putin para um ‘combate’ individual valendo a Ucrânia, ela aparece lendo ‘Manifesto Comunista‘ e dizendo que Elon tem um estilo de vida ‘abaixo da linha da pobreza’ e que ele se recusou a comprar um colchão novo quando estavam juntos.
Ver essa foto no Instagram
A artista afirmou que ela e o bilionário agora são “namorados” e estão numa relação “fluida”. Na semana passada, o site americano Page Six publicou que Grimes também está namorando outra pessoa: a ativista política e militar transexual do Exército dos Estados Unidos, Chelsea Manning.
Nas pistas
Claire Elise Boucher estudou balé por 11 anos. Mais tarde, enquanto cursava neurociência, começou a gravar músicas e se apresentar, já usando o nome “Grimes”. Foi expulsa da Universidade McGill após faltar às aulas para se dedicar à música.
Em 2010 ela lançou o álbum de estreia, “Geidi Primes”, inspirado no romance Duna. No mesmo ano lançou também “Halfaxa”, ambos gravados e produzidos em um programa de produção musical da Apple.
Em 2012 chegou o terceiro disco, “Visions”. O trabalho foi responsável por colocar os holofotes em Grimes. Feito em duas semanas e com poucos equipamentos, o álbum foi elogiado pela crítica e ganhou popularidade com o público através do Tumblr.
O quarto CD, “Art Angels”, chegou ao mercado em 2015. Produzido pela própria artista, outro trabalho com reconhecimento da crítica, sendo o melhor avaliado no Metacritic, com nota 88. Destaque para World Princess Part II, Butterfly, Kill v. maim, Realiti, Pin e Laughing and not being normal.
Em 2020, Grimes lançou o sombrio e distópico “Miss Anthropocene”, disco no qual ela mistura pop, rave e sons da música industrial. Esteve presente em diversas listas de melhores daquele ano, como em publicações da Billboard, Pitchfork, Time e Consequence of Sound. Destaque para So Heavy I Fell Through the Earth, Delete Forever, Violence, 4ÆM e New Gods.
Peixe grande
Muitas pessoas tem o costume de subestimar o trabalho de uma cantora como Grimes, talvez pelos gêneros musicais nos quais a artista costuma trabalhar. Mas a própria Claire não liga para isso. “Entrei na indústria pensando em assinar com uma gravadora, ser uma grande cantora, essas coisas. No meio desse processo resolvi fazer tudo como eu gosto e não me importo de alguém não ouvir, só quero que seja ótimo e que seja minha arte”.
Grimes tem na lista de fãs ninguém menos que a rainha do pop, Madonna. E não falta artistas grandes que reconhecem o trabalho da canadense. Recentemente ela revelou que seu próximo álbum terá uma música com The Weeknd. Sem esquecer, claro, das parcerias com Janelle Monáe, nas canções Pink e Venus Fly.
O futuro, seja ele onde for
Grimes mostrou toda sua preparação para o Met Gala 2021, em um vídeo para Vogue. Usando um look Iris van Herpen inspirado nele – o filme Duna – a cantora foi uma das mais elogiadas da noite. Na gravação, disse que ter filhos foi uma espécie de “renascimento artístico”.
No mês passado a artista disse ainda que o próximo disco deverá ser “o melhor da carreira”. Até agora já conhecemos ‘Player of Games‘, com um clipe cheio de possíveis metáforas sobre a relação com Elon Musk, e a frenética ‘Shinigami eyes‘ com um vídeo psicodélico que parece ter saído dos games.
Pelo visto a cantora não tem planos para ser mais “comercialmente aceita” ou desejo de se encaixar nos padrões, seja na música ou na vida pessoal. E ainda bem por isso, pois aí que está o segredo de Grimes. Só nos resta aguardar para ver – e ouvir – o que ela fará no futuro, seja ele aqui ou em Marte.