Especial

Guillermo del Toro: Do pior ao melhor filme

Com o lançamento nos cinemas de "O Beco do Pesadelo", vamos de lista com o Pior ao Melhor filme do diretor mexicano Guillermo del Toro

(Foto: Divulgação)

Nascido em 9 de outubro de 1964 em Guadalajara, no México, Guillermo del Toro Gómez se tornou um dos nomes mais importantes do cinema mundial. Diretor, roteirista, produtor e autor, Del Toro é apaixonado por mistério, fantasia e suspense.

Com o lançamento de “O Beco do Pesadelo” no cinemas, vamos de lista com o quadro Do Pior ao Melhor filme de Guillermo Del Toro como diretor. 

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post. 

11. A COLINA ESCARLATE (2015)

HABEMUS TOM HIDDLESTON! (Ou o que eu achei de A Colina Escarlate) | Sentimentaligrafia

O pior filme de Del Toro, em minha opinião, é este suspense sobrenatural chato, arrastado e insosso que nem os ótimos atores salva.

10. O BECO DO PESADELO (2021)

O Beco do Pesadelo | Bradley Cooper é destaque no novo clipe

O novo filme de Del Toro nos cinemas é um remake de “O Beco das Almas Perdidas” de 1947. O visual é lindo, o elenco é muito bom, mas é um filme que desperdiça seu potencial para a paranoia e um suspense psicológico intrigante. Além de ser desnecessariamente longo e arrastado. Chato!

09. MUTAÇÃO (1997)

Mutação | Paul W.S. Anderson vai adaptar filme de Guillermo del Toro

“Mutação” foi o primeiro filme em Hollywood de Del Toro e, sim, tem muita mão de produtor que fizeram do longa algo bastante convencional. Mas é divertido de assistir, e Del Toro colabora como pode na construção do clima de suspense e no visual sombrio. É uma baboseira, mas uma baboseira minimamente divertida de assistir. 

08. CRONOS (1993)

Cronos (1993) directed by Guillermo del Toro • Reviews, film + cast • Letterboxd

“Cronos” é o primeiro filme de Del Toro e já mostra sua paixão pela fantasia e o sombrio. É um exemplar do gênero angustiante e bem contado, que nos coloca cada vez mais interessados pela resolução da trama. 

07. A FORMA DA ÁGUA (2017)

The Shape of Water review: Guillermo del Toro's beautiful blood-curdler is as timeless as a fairy tale

É visualmente lindo, faz uma bela homenagem ao cinema e também fala sobre a importância das diferentes formas de amor, mesclado dentro de uma trama de fantasia. Eu considero um bom filme, mas confesso que não gosto do visual nada criativo da criatura, que é uma cópia descarada do Abe Sapien de “Hellboy”, e tem alguns momentos forçados que testam nosso limites. Mas não deixa de ter sua beleza. 

06. BLADE 2 (2002)

Blade II (2002) directed by Guillermo del Toro • Reviews, film + cast • Letterboxd

Alguns dizem que é até melhor do que o primeiro, eu fico em uma constante indecisão com relação a isso, mas “Blade 2” é um mundo perfeito para Del Toro brincar sem amarras, e é claro sua paixão com o material. Diversão sombria garantida!

05. A ESPINHA DO DIABO (2001)

Crítica | A Espinha do Diabo - Plano Crítico

Um filme que se passa durante a Guerra Civil Espanhola e acompanha um garoto de 12 anos em um convento. Este filme de Del Toro realizado no México é um drama poderoso, e um suspense eficaz que esconde muitos simbolismos em suas entrelinhas.

04. CÍRCULO DE FOGO (2013)

Círculo de Fogo pode virar trilogia, segundo Guillermo Del Toro - Cinema com Rapadura

Enquanto os filmes norte-americanos do Godzilla e King Kong erram feio ao focar demais em personagens humanos e investir pouco nas lutas de monstros, em “Círculo de Fogo” Del Toro ensina como se faz um filme de kaiju.

03. HELLBOY (2004)

Guillermo del Toro fala sobre "Hellboy 3" - notícias do filme 2022

Nunca li os quadrinhos de Hellboy e não sei da fidelidade do filme com relação ao material original, mas amo esta adaptação para o cinema de Del Toro, que entrega uma fantasia de super-herói ágil, visualmente linda e com um elenco afinado. Um desses filmes apaixonantes do gênero.

02. HELLBOY 2: O EXÉRCITO DOURADO (2008)

Hellboy II: The Golden Army | What to Watch

Ainda melhor e mais imersivo do que o primeiro, “Hellboy 2” é mais divertido, possui um ritmo melhor e um visual muito mais memorável. Amo demais!

01. O LABIRINTO DO FAUNO (2006)

Estreou há 10 Anos: O Labirinto do Fauno | LOUCOSPORFILMES.net

O melhor filme de Del Toro continua sendo, sem dúvida, esta obra-prima colossal chamada “O Labirinto do Fauno”. Uma fantasia angustiante, sombria e memorável que fala sobre recomeços e os perigos do poder. É muito a se perceber neste filmaço, que também fala sobre as atrocidades da guerra. Além do visual singular e impecável.