Guta Stresser usa maconha medicinal e remédio caro para tratamento
Guta Stresser revelou como está sendo feito seu tratamento para a esclerose múltipla, doença neurológica…
Guta Stresser revelou como está sendo feito seu tratamento para a esclerose múltipla, doença neurológica autoimune provocada por mecanismos inflamatórios e degenerativos, diagnosticada na artista há um ano. Segundo a atriz, ela faz uso de um medicamento diário que custa, aproximadamente, R$ 6 mil, o imunomodulador Fumarato de Dimetila, conseguido gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)
“Estou super fechada com a farmácia do SUS. Esse mecanismo de acesso a medicamentos funciona muito bem. Isso sem falar que o remédio que uso é bem caro e não dá para encontrar em todo lugar”, afirmou ao O Globo.
“Quando se fala de esclerose múltipla, é preciso lembrar que existem vários tipos da doença e vários tipos de medicamento para tratá-la, e nem toda pessoa se adapta ao mesmo remédio. No começo, por exemplo, tive uma reação e fiquei com a pele muito vermelha, sentindo calor. Minha médica falou para insistir e, com o tempo, fui me adaptando.”
Ainda de acordo com a artista, ela ainda faz uso de óleo de canabidiol, material encontrado em no caule e na folha da maconha. A ação terapêutica da substância, chamado também como maconha medicinal, na prevenção de problemas neurológicos já foi comprovada por pesquisadores.