Há 6 anos, Rihanna lançava ANTI e desaparecia do cenário musical
Há exatos seis anos, Rihanna lançava o ANTI, seu oitavo álbum de estúdio. Depois dele, a…
Há exatos seis anos, Rihanna lançava o ANTI, seu oitavo álbum de estúdio. Depois dele, a cantora deixou milhares de fãs carentes pois simplesmente desapareceu do cenário musical e ficou só na promessa de lançar mais músicas.
O álbum foi lançado em 28 de janeiro de 2016, quatro anos após o Unapologetic, onde a artista abusou do R&B e do pop. Antes do ANTI, Rihanna preparou o terreno com três singles: FourFiveSeconds – dividindo, nesta faixa, vocais com Kanye West e Paul McCartney – American Oxygen e a icônica Bitch Better Have My Money.
A versão “simples” do disco tem 13 canções – a “deluxe” tem 16 – e quatro delas foram músicas de trabalho. A primeira é Work, disponibilizada nas plataformas digitais um dia antes do lançamento do álbum. A faixa, inclusive, tem dois clipes diferentes, sendo um bem dançante e um bem mais minimalista, com a cantora em momentos sedutores com Drake, com quem divide os vocais.
A segunda canção trabalhada foi Kiss It Better, cujo clipe foi lançado em 30 de março de 2016. Neste mesmo dia, também foi lançada Needed Me. O último single do álbum foi Love on the Brain, que não teve um videoclipe oficial.
Rihanna quebrou recordes e barreiras com lançamento de ANTI
Pode-se dizer que o desaparecimento de Rihanna do cenário musical foi meio que planejado. Em 2015, antes do lançamento do ANTI, a popstar contou que tinha o desejo de fazer história. “Queria canções que pudesse cantar daqui a 15 anos. Queria um álbum que pudesse apresentar daqui a 15 anos. Não qualquer canção que ficará saturada”, disse a artista.
Rapidamente, ANTI debutou em primeiro lugar na Billboard 200 nos Estados Unidos. O disco ainda foi indicado em cinco categorias do Grammy Awards. Três anos após o lançamento, o álbum esteve no rol das listas de melhores discos da década de 2010. Inclusive na lista da Billboard, onde terminou na 7ª posição.
O álbum levou Rihanna a sair com a ANTI World Tour, que teve inicio em 12 de março de 2016, em Jacksonville, Flórida, e terminou em 27 de novembro do mesmo ano, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Foram 75 apresentações no total, sendo 43 na América do Norte, 31 na Europa e uma na Ásia. A turnê lucrou US$ 100 milhões.
Após estes resultados, os fãs lutam bravamente para que um novo álbum de Rihanna seja lançado, mas parece que isso está cada vez mais difícil de acontecer. Isso porque a cantora oscila na forma de falar sobre esse assunto. Hora com sarcasmo, hora meio brava, hora dando pontas de esperança. O site especializado NME, inclusive, colocou o nono disco da artista de Barbados como um dos projetos mais aguardados neste ano.
Em uma ocasião, um seguidor que perguntou como ela se sentia após cinco anos passado do lançamento de ANTI. Rihanna simplesmente disse: “Eu mal posso acreditar que são só 5 anos.” Oi? Entretanto, a artista deixou claro que não pretende abandonar a carreira musical e a calmaria da cantora nesse segmento tem uma explicação: ela afirmou em entrevista à Closer Magazine que quer levar sua música para um nível diferente. A esperança é a última que morre, né?
Mas cadê Rihanna?
A cantora decidiu ligar o ‘modo empresária’ e lucrou muito com a “nova profissão.” Em 2017 , ela lançou uma empresa de cosméticos, que foi chamada de Fenty Beauty. A marca foi muito aclamada pela crítica especializada. A linha conta com marcadores, bronzeadores, compactadores de blush, brilho labial e folhas de borrão. Os cosméticos foram comercializados em 150 países, sendo sucesso em todos eles.
No ano seguinte, Rihanna decidiu lançar no mercado a Savage X Fenty, uma marca de lingeries. A grife foi lançada em ambiente online, mas a artista já pretende inaugurar lojas físicas e com forte potencial para expansão, neste ano, em vários países.
O sucesso do lado empreendedor de Rihanna pode ser traduzido em número: a artista conseguiu arrecadar US$ 125 milhões na rodada série C de investimentos. Esse novo investimento eleva o financiamento total de capital de risco paa US$ 310 milhões, cerca de R$ 1.667.986 bilhão.
O financiamento será voltado para a abertura das novas lojas e no lançamento de novas linhas de produtos. A previsão é que as próximas lojas físicas serão abertas Culver City, Los Angeles (onde a empresa está sediada), seguida pelo Galleria Mall em Houston, o King of Prussia Mall nos arredores da Filadélfia e o Pentagon City’s Fashion Center em Arlington, Virgínia. Ainda não há previsão da marca física do Brasil.
Segundo a própria artista, o objetivo com a Savage X Fenty é levar produtos a consumidores que têm poucas opções em marcas tradicionais, como tamanhos plus size e cartelas de cores para valorizar as tonalidades de pele negra.
Rihanna também se aventurou como atriz
Após o lançamento de ANTI, Rihanna desenvolveu ainda mais seu lado de atriz. Ela esteve presente com o papel recorrente de Marion Crane, na última temporada de Bates Motel. Em 2017, ela autuou em um filme francês intitulado Valerian e a Cidade dos Mil Planetas.
A artista também esteve em Oito Mulheres e Um Segredo. A história, uma ‘versão feminina’ de Onze Homens e um Segredo, gira em torno do assalto de um colar valioso durante o Met Gala. A atriz esteve ao lado de nomes como Sandra Bullock, Anne Hathaway, Cate Blanchett, Mindy Kaling, Sarah Paulson, Awkwafina e Helena Bonham Carter.
Em 2019, a cantora participou de uma produção da Amazon Studios, denominada de Guava Island, ao lado de Donald Glover. A história do filme acompanha Deni Marron, um músico cubano, interpretado por Glover, determinado a lançar um festival para a sua comunidade insular. Rihanna interpreta Kofiu Novia, que é namorada de Deni e sua inspiração musical.
Além disso, Rihanna tem um lado filantropo muito aguçado. Tanto que, recentemente, doou US$ 15 milhões para combater as mudanças climáticas. “Desastres climáticos, que estão crescendo em frequência e intensidade, não impacta todas as comunidades igualmente, com as comunidades de cor e nações de ilhas enfrentando o peso da mudança climática”, afirmou a cantora em comunicado.