Halloween: 10 filmes imperdíveis
Geralmente, listas de Halloween sempre são os mesmos filmes. Não que sejam obras ruins, pelo…
Geralmente, listas de Halloween sempre são os mesmos filmes. Não que sejam obras ruins, pelo contrário, mas vamos diferenciar um pouco de clássicos como “Halloween”, “Pânico”, “A Hora do Pesadelo”, “O Exorcista”, “Sexta-Feira 13” e outros tantos nomes conhecidos do terror.
Apesar de ter colocado alguns suspenses conhecidos, nem todo filme para se ver no Halloween precisa ser de terror, carregado de sangue e muitas mortes. Temos ótimos nomes que mesclam aventura, suspense e até um pouco de humor. Vamos de lista!
Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.
Obs 2: A lista está em ordem de lançamento.
PSICOSE (1960)
Um clássico do suspense dirigido por Alfred Hitchcock que revolucionou o cinema. Aqui, Hitchcock não somente entrega um filme surpreendente e instigante a cada momento, como o mestre ensina a arte de causar tensão mostrando o mínimo possível.
O ILUMINADO (1980)
Dirigido pelo genial Stanley Kubrick, “O Iluminado” talvez seja o filme mais assustador desta lista. O filme não somente melhor o livro de Stephen King, como é repleto de momentos angustiantes e um Jack Nicholson furioso. Memorável!
E.T – O EXTRATERRESTE (1982)
Um dos filmes obrigatórios para se ver na vida! Dirigido por Steven Spielberg, “ET” é uma aventura com suspense e humor que nos encanta e emociona com maestria. Um clássico do cinema!
A MOSCA (1986)
Dirigido por Davide Cronenberg, “A Mosca” é um remake bastante superior ao filme “A Mosca da Cabeça Branca” (1958), e entrega vários momentos grotescos e memoráveis do cinema. Uma das transformações e trabalhos de maquiagem mais memoráveis.
O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993)
Criado por Tim Burton e dirigido por Henry Selick, “O Estranho Mundo de Jack” é tanto um filme natalino quanto um filme de Halloween. E é sempre encantador rever esta obra musical em stop-motion cheia de coração e sentimentos.
A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (1999)
Dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp, o filme é uma aventura carregada de suspense e cabeças rolando que adapta o clássico conto do Cavaleiro Sem Cabeça com todo aquele estilo visual memorável de Tim Burton. Ainda que não seja totalmente coeso em seu ritmo, particularmente, considero uma aventura divertidíssima e imperdível.
A NOIVA CADÁVER (2004)
Também dirigido por Tim Burton, “A Noiva Cadáver” é uma animação musical em stop-motion que nos entrega uma história de amor estranha e inesperada, mas contada com bastante criatividade e coração por Burton. Além do seu típico visual característica que torna toda a estranheza ainda mais irresistível.
CONSTANTINE (2005)
Baseado nos quadrinhos criados por Alan Moore, “Constantine” pode não ter um protagonista visualmente parecido com o personagem dos quadrinhos, mas todo o filme dirigido por Francis Lawrence e estrelado por Keanu Reeves é uma aventura sólida carregada de suspense, emoção e ritmo. Uma adaptação honrosa que merece o devido respeito.
DEIXA ELA ENTRAR (2008)
Este filme sueco é tão memorável e surpreendente que continua fresco na memória após tantos anos. Um filme de vampiros que aborda temos pertinentes sobre desejos e ambições humanas, mas sem deixar de lado a tensão e cenas que nos deixam com o coração na mão. A obra recebeu uma versão norte-americana competente em 2010, chamada “Deixe-me Entrar”, mas não chega aos pés do original.
CORALINE (2009)
Animação em stop-motion dirigida por Henry Selick (de “O Estranho Mundo de Jack”) e adaptada da obra de Neil Gaiman, “Coraline” é uma jornada sobre família e ambições mas repleta de tensão, originalidade e muita estranheza. Tudo se casa perfeitamente com a animação, e o resultado é um desses filmes memoráveis.