Cinema

Harvey Weinstein é expulso da Academia de Hollywood após acusações de assédio sexual

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela organização do Oscar, expulsou neste sábado…

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela organização do Oscar, expulsou neste sábado (14) o produtor Harvey Weinstein, envolvido em um escândalo de abusos e assédio sexual.

Em nota à imprensa, a Academia ressaltou a mudança de postura da entidade. “Fazemos isto não só para nos separar de alguém que não merece o respeito dos seus companheiros, mas também para enviar a mensagem de que a era da ignorância deliberada e da cumplicidade vergonhosa com os comportamentos sexuais de depredadores na nossa indústria acabou”, diz o texto.

A Academia defendeu durante anos os êxitos profissionais estavam separados dos escândalos e, por isso, tinha rejeitado, por exemplo, expulsar o comediante Bill Cosby, acusado de abusos sexuais por 60 mulheres. Tampouco foi expulso o produtor franco-polaco Roman Polanski, acusado de abusar de menores.

Mel Gibson, que em 2006, embriagado, proferiu duros comentários contra os judeus e em 2010 agrediu sua esposa, também não foi reprimido pela Academia.

Assédios

O escândalo de Weinstein explodiu no início de outubro, quando o jornal The New York Times e a revista The New Yorker revelaram o histórico de assédios sexuais supostamente cometidos durante décadas por um dos produtores mais conhecidos e poderosos de Hollywood. A lista de atrizes e modelos que sofreram os abusos de Weinstein não deixou de crescer nos últimos dias e já chega a 40 nomes.