‘Homem-Formiga Quantumania’: veja o que a crítica está dizendo sobre o filme
A nova aventura do pequeno herói está com aprovação baixa no rotten tomatoes: apenas 54%
“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, que chega aos cinemas nesta quinta-feira (16), é o 31º filme da Marvel. E, a julgar pelo que já saiu da crítica especializada até agora, esse não deve ser dos melhores longas de super-herói do estúdio – o que não é difícil, tendo em vista que faz tempo, muito tempo que alguma produção não é unanimidade entre profissionais do cinema e público.
Tomate podre!
A nova aventura do pequeno herói está com aprovação baixa no rotten tomatoes: apenas 54%. O consenso diz que o longa “carece principalmente da centelha de diversão que elevou as aventuras anteriores, mas Kang de Jonathan Majors é um vilão emocionante pronto para alterar o curso do MCU“.
“Não é um exemplo de comédia ruim. É um drama ruim, uma ficção científica ruim e um desperdício de todos”, escreveu o crítico Mick LaSalle.
Kristy Puchko foi além: “É uma bagunça caótica e lamentavelmente sem graça que esqueceu por que seu herói era tão divertido. A emoção não acabou, foi enterrada sob um enxame de artifícios de enredo e CGI verdadeiramente hediondo”.
Aqui no Brasil, o site Omelete enxergou “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” com um olhar menos severo.
“Acerta ao se apoiar no carisma de seu elenco. Sem vergonha de suas origens nos gibis, o longa entrega criaturas e cenários coloridos, em um dos melhores usos de computação gráfica que a franquia teve desde que começou a produzir filmes e séries em massa”, lê-se na crítica. Mas nem tudo são flores.
“O roteiro tem alguns problemas para equilibrar o enorme leque de personagens e acontecimentos. A Vespa se tornou pouco mais do que uma participação especial em seu próprio filme. Por mais que grande parte das piadas façam sentido no contexto do filme, elas são entregues em momentos aleatórios, interrompendo sequências de ação e diálogos emocionais de forma incômoda”, acrescenta o portal.
Novo ‘Homem-Formiga e a Vespa’ erra em tudo e faz Marvel perder fôlego
Já o crítico João Montanaro, da Folha de São Paulo, deu uma estrela para o filme. “O filme existe apenas para apresentar o novo tirano intergaláctico que vai passar a antagonizar os personagens do estúdio. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania falha em todos os aspectos técnicos, visuais e narrativos como nenhum filme Marvel antes. A improbabilidade quântica rende algumas ideias de personagens e situações divertidas no início, mas logo é usada para qualquer saída conveniente no roteiro”, publicou Montanaro.
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumânia, dá início à Fase 5 do Universo Cinematográfico Marvel, mostrará os parceiros super-heróis Scott Lang e Hope Van Dyne retornando para continuar suas aventuras como Homem-Formiga e a Vespa.
Junto com os pais de Hope, Hank Pym e Janet Van Dyne, a família se vê explorando o Reino Quântico, interagindo com novas criaturas estranhas e embarcando em uma aventura que os levará além dos limites do que achavam ser possível.
• Crítica: sensação entre fãs do terror, ‘Pearl’ transforma sonho em pesadelo