‘Inferno na Torre’ e ‘Pacto Sinistro’ – Dica Duplex
INFERNO NA TORRE (The Towering Inferno) Onde assistir: HBO MAX Ano: 1974 – Dirigido por:…
INFERNO NA TORRE (The Towering Inferno)
Onde assistir: HBO MAX
Ano: 1974 – Dirigido por: John Gillermin
Com: Paul Newman, Steve McQueen, William Holden, Fred Astaire…
Sinopse: Em São Francisco, Doug Roberts (Paul Newman), um arquiteto, retorna de longas férias e encontra quase terminado o arranha-céu que projetou. Na verdade, se trata do maior edifício do mundo, com 138 andares de escritórios e residências, além de ter um restaurante de luxo e um heliporto na cobertura. No dia da festa de inauguração, descobre que as especificações da instalação elétrica não foram seguidas e que o prédio está sujeito a curtos-circuitos. E o pior acontece quando um incêndio começa, deixando vários convidados presos no andar de cima, sendo esta a principal preocupação de Michael O’Hallorhan (Steve McQueen), o chefe dos bombeiros, pois além da coragem da sua equipe não existe equipamento contra incêndio que consiga atingir os andares mais altos desta colossal construção e, se o fogo não estiver logo controlado, o número de vítimas será imenso. Além disto, alguns convidados se apavoram, dificultando o resgate.
Uma super produção para a época, “Inferno na Torre” é repleto de momentos ótimos de tensão. De maneira bem resumida, temos um incêndio em um prédio de última geração e o fogo vai se alastrando com rapidez colocando os personagens em situação de perigo. Não é um filme perfeito, poderia até ser menos longo – não tinha necessidade de ser tão demorado -, mas é uma obra que te prende e empolga. Paul Newman e Steve McQueen dividem a cena… por isso já vale.
PACTO SINISTRO (Strangers on a Train)
Onde assistir: HBO MAX
Ano: 1951 – Dirigido por: Alfred Hitchcock
Com: Robert Walker, Farley Granger, Kasey Rogers, Ruth Roman…
Sinopse: Guy Haines (Farley Granger), um tenista profissional, tem a oportunidade de conhecer Bruno Antony (Robert Walker), um rico perdulário, em um trem. Tendo lido tudo sobre Guy, Bruno está sabendo que o jogador de tênis tem um casamento infeliz com Miriam (Kasey Rogers) e foi visto na companhia de Anne Morton (Ruth Roman), a filha de um senador. Inoportunamente, Bruno revela para Guy que sempre odiou seu pai. Guy escuta Bruno discursar sobre a teoria da “troca de assassinatos”. Supondo que Bruno matasse Miriam e Guy, em troca, assassinasse o pai de Bruno, não haveria conexão entre os assassinos e suas vítimas e no momento das mortes os interessados teriam álibis que os deixariam livres de qualquer suspeita. Ao chegar no seu destino Guy se despede de Bruno, sem pensar mais na teoria homicida dele, que considerou uma piada. Mas Bruno em sua loucura entendeu que havia um pacto entre eles. Em pouco tempo Miriam é estrangulada e agora Bruno quer que Guy mate seu pai e cumpra sua parte no acordo.
Um estranho conhece outro estranho em um trem e um deles propõe que cada um mate alguém da vida da outra pessoa, já que não se conhecem, portanto, não serão relacionados ao caso. Dirigido pelo mestre Alfred Hitchcock, “Pacto Sinistro” não é aquele suspense de reviravoltas como “Psicose”, mas é um thriller eficiente em nos colocar imersos nesta história cheia de complicações e revezes. Hitchcock filma maravilhosamente bem e sabe construir o clima. A atuação de Robert Walker como Bruno, o sujeito paranoia que faz a tão fatal proposta no trem, é magistral e memorável. Disponível no HBO Max, se ainda não assistiu “Pacto Sinistro”, não perca tempo!