Ivan Reitman, diretor de ‘Os Caça-Fantasmas’, morre aos 75 anos
Cineasta morreu pacificamente enquanto dormia em sua casa em Montecito, Califórnia
Ivan Reitman, o influente cineasta e produtor por trás das adoradas comédias de “Clube dos Cafajestes” a “Os Caça-Fantasmas”, morreu aos 75 anos.
Reitman morreu pacificamente enquanto dormia no sábado à noite em sua casa em Montecito, Califórnia, disse sua família à Associated Press.
“Nossa família está de luto pela perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia da vida”, disseram os filhos Jason Reitman, Catherine Reitman e Caroline Reitman em um comunicado conjunto. “Nós nos confortamos que seu trabalho como cineasta trouxe risos e felicidade para inúmeras outras pessoas ao redor do mundo. Enquanto lamentamos em particular, esperamos que aqueles que o conheceram através de seus filmes se lembrem dele sempre”.
Ele nasceu em Komarmo, na Tchecoslováquia, em 1946, onde seu pai era dono da maior fábrica de vinagre do país. Quando os comunistas começaram a prender capitalistas depois da guerra, os Reitmans decidiram fugir, quando Reitman tinha apenas 4 anos. Eles viajaram no porão pregado de uma barcaça com destino a Viena.
Os Reitmans se juntaram a um parente em Toronto, onde Reitman mostrou suas inclinações para o show business: começar um teatro de marionetes, divertir-se em acampamentos de verão, tocar em cafés com um grupo de música folclórica. Ele estudou música e drama na Universidade McMaster em Hamilton, Ontário, e começou a fazer curtas de cinema.