J. J. Abrams fala sobre filmes de franquia e projetos futuros
Diretor está atualmente como produtor do próximo filme de "Superman" e de outros projetos da DC
São poucos os cineastas que dirigiram tantas franquias importantes quanto J.J. Abrams. O primeiro filme do diretor, “Missão: Impossível III”, revitalizou a série estrelada por Tom Cruise e a colocou no caminho para se tornar uma das grandes franquias de ação do momento. Dirigiu o recomeço de “Star Trek” nos cinemas, e também o reinício de “Star Wars”. Mas agora, por meio de sua produtora Bad Robot, Abrams tem os olhos postos em grandes projetos de super-heróis.
Pouco depois da Bad Robot fechar um acordo com a WarnerMedia em 2019, foi anunciado que a produtora de Abrams estaria envolvida na produção de algumas adaptações da DC Comics para a Warner Bros. como, por exemplo, um filme do Superman com um ator negro produzido por Abrams e escrito por Ta-Nehisi Coates. Em uma entrevista para o site Collider, o diretor/produtor/roteirista falou sobre trabalhar com franquias:
“Bem, direi que a oportunidade de trabalhar em qualquer franquia pré-existente é definitivamente uma faca de dois gumes. E embora eu seja incrivelmente grato e orgulhoso de ter se envolvido nos projetos, claro, tudo o que vejo é como as coisas poderiam ter sido e o que a gente poderia ter feito. A importância disso é não se perder em mim, e como tutor temporário de qualquer ideia, sejam elas já existentes ou não, quero dizer que mesmo uma ideia original, de alguma forma eu não consigo entender onde esse impulso criativo vem e como essa experiência de escrever algo é realmente sua. Sinto como se estivéssemos canalizando algo que estamos tentando servir, o oposto de algo que estamos fazendo e é o nosso trabalho.”
Abrams acrescentou que trabalhar com um material preexistente querido é uma honra, mas também falou sobre como, no final do dia, trata-se apenas de contar uma ótima história:
“Mas eu acho que ser um guardião temporário de um projeto, enquanto você o tiver, não é uma pequena honra, responsabilidade ou obrigação. Isso me surpreende, é claro, mas você tem que fazer o trabalho. Acho que se você ficar surpreso com o que está fazendo, será difícil realmente fazer qualquer coisa.”
Embora a carreira de Abrams tenha começado como criador e showrunner de séries originais como “Felicity”, “Alias” e “Lost”, até o momento ele dirigiu apenas um filme original, “Super 8”, lançado em 2011. Questionado se ele estaria dirigindo algum desses filmes DC que a Bad Robot está produzindo, o cineasta de “Star Wars: A Ascenção Skywalker” disse que está ansioso para que seu próximo projeto seja uma história original em vez de voltar a lidar com a propriedade intelectual existente:
“Eu sei que Hollywood é um lugar onde as pessoas costumavam ser inspiradas por algo que veriam ou por um filme antigo ou um programa ou algo assim e pensavam: ‘Oh, aqui está minha resposta a isso. Aqui está uma versão disso. ‘Tornou-se um lugar onde, na maioria das vezes, você vê algo e as pessoas se inspiram e dizem’ Vamos refazer exatamente isso ‘. Eu me sinto como alguém que começou a escrever na televisão e contar histórias originais no cinema e na TV, é algo que realmente sinto falta. As poucas coisas em que estou trabalhando agora, como escritor, são ideias originais. Eu simplesmente sinto, como diretor, eu realmente adoraria que meus próximos projetos fossem coisas que não existissem necessariamente antes de mim.”