Star Wars

James Earl Jones deixa de ser Darth Vader e aprova recriação de sua voz com inteligência artificial

Ator foi a voz do icônico vilão em todas as produções de Star Wars até hoje

(Foto: Divulgação)

James Earl Jones, que foi a voz de Darth Vader na franquia “Star Wars” por quase 40 anos, está se afastando do papel.

De acordo com a Vanity Fair, o ator de 91 anos assinou um contrato aprovando o uso de gravações de voz arquivadas para a recriar a voz do personagem através do uso de Inteligência Artificial em futuras produções.

“Ele mencionou que estava pensando em encerrar esse personagem em particular”, disse Matthew Wood, um veterano da Lucasfilm de 32 anos, ao site. “Então, como vamos seguir em frente?”

A empresa contou com a ajuda da Respeecher, uma startup ucraniana que usa tecnologia de IA para criar novas conversas a partir de gravações de voz antigas revitalizadas. O relacionamento de Respeecher com a Lucasfilm começou com a série do Disney+, “O Livro de Boba Fett”, para a qual eles recriaram a voz do jovem Luke Skywalker. Os dois também se uniram para a performance de voz de Darth Vader na série “Obi-Wan Kenobi”, que estreou no streamer da Disney no meio do ano.

Após a estreia de “Obi-Wan Kenobi”, a família de Jones informou a Wood que estava satisfeita com o resultado da síntese entre a voz do ator e o trabalho técnico da Respeecher. Jones é creditado por “guiar a atuação” de Darth Vader na série do Disney+, com Wood descrevendo o ator como um “padrinho benevolente”.

Jones foi a voz do personagem pela primeira vez no filme no original de 1977, enquanto David Prowse foi o ator de corpo no longa. Jones foi a voz do icônico vilão tanto na tela grande quanto na pequena até este ponto.