FICÇÃO

‘João sem Deus’: série do médium condenado a mais de 300 anos de prisão estreia no streaming

Ator Marco Nanini representa médium em série produzida pelo grupo Globo, que vai ao ar a partir dessa sexta-feira (13)

Marco Nanini interpreta João de Deus em 'João sem Deus - A queda de Abadiânia' (Foto: Divulgação/TV Brasil)

Estreia nesta sexta-feira (13) mais uma série documental que narra a história de João Teixeira de Faria, que ganhou fama como médium João de Deus e pelos crimes sexuais que lhe renderam condenação a mais de 300 anos de prisão. A mais recente série foi produzida pelo grupo Globo.

Coube ao ator Marco Nanini representar João de Deus em “João sem Deus – A queda de Abadiânia”. Atualmente, o médium está condenado ao total de 370 anos, 9 meses e 15 dias de prisão em sentenças que aguardam julgamentos de recursos.

Mesmo com a determinação do cumprimento das penas em regime inicial fechado, ele segue em prisão domiciliar por decisão em segunda instância. As sentenças aguardam julgamento de recursos e ainda não transitaram em julgado. Ainda restam quatro processos do réu para serem sentenciados pelo juízo de Abadiânia que podem ampliar o tempo de condenações. Todos já estão em fase de alegações finais.

Apesar de ser baseado numa história real, os autores utilizam-se de vítimas imaginárias que foram inspiradas em três perfis observados nas mais de 300 mulheres abusadas pelo médium. As atrizes Bianca Comparato e Karine Teles dão vida à elas. A primeira interpreta uma personagem que decide fugir do país após sofrer os crimes. A segunda já vive uma personagem que se torna funcionária do médium por atribuir a ele o milagre que vivenciou a cura da irmã. Em comum? Ambas são irmãs. 

Esse fio que dá o tom dramático ao roteiro. Todos os episódios ficam disponíveis no Globo Play já na estreia, enquanto os três episódios de 50 minutos cada serão exibidos em três dias consecutivos a partir desta sexta-feira (13/10), no Canal Brasil. Assista ao trailer: