Cinema

John Wick era pra ter 75 anos no filme, mas Keanu Reeves mudou o roteiro

A ideia original era ter Harrison Ford ou Clint Eastwood no papel

(Foto: Lionsgate)

Keanu Reeves transformou John Wick em um herói de ação icônico nos últimos sete anos, mas acontece que o papel foi originalmente escrito para um ator mais na veia de Harrison Ford ou Clint Eastwood. O produtor da franquia Basil Iwanyk confirma no novo livro “They Shouldn’t Have Killed His Dog: The Complete Uncensored Ass-Kicking Oral History of John Wick, Gun Fu, and the New Age of Action”, que o personagem-título tinha 75 anos na ideia original do roteiro.

“Um dos meus melhores amigos é Charlie Ferraro da UTA, que me enviou este roteiro de Derek Kolstad chamado ‘Scorn’”, diz Iwanyk no livro (via Entertainment Weekly). “O protagonista era um homem de 75 anos, 25 anos depois de se aposentar. A diversão era assistir Clint Eastwood arrasar. Eu pensei: ‘Ok, provavelmente há um ou dois nomes com os quais você poderia fazer isso: Clint Eastwood, Harrison Ford.’”

“Meu outro melhor amigo no mundo, esse cara Jimmy Darmody, é um agente da CAA, que na época representava Keanu”, continua Iwanyk. “E ele disse: ‘Você tem algum filme de ação para Keanu Reeves? O que ele está fazendo?’ E ele estava dirigindo seu filme, ‘O Homem do Tai Chi’, e fazendo ’47 Ronins’. Demos a ele o roteiro, e falamos: ‘Claramente, você não tem 75 anos’.”

Reeves diz no livro que ele imediatamente soube que “John Wick” seria “uma grande colaboração”, acrescentando: “Todos nós concordamos com o potencial do projeto. Tem esse personagem de John Wick, mas você também tem o mundo real e, ao mesmo tempo, esse tipo de submundo. Este covil de ladrões que tem essa honra e um código. Tem essa conexão emocional com John Wick, que está de luto, que perdeu o amor de sua vida e tem esse passado sombrio mítico. E eu adorei a busca que ele faz para recuperar sua vida. E o mundo pelo qual ele se move para fazê-lo.”

De acordo com o roteirista Kolstad, foi o próprio Reeves “que colocou suas garras [no roteiro] e o tornou seu”. O ator de Matrix amou tanto o roteiro que reformulou o personagem para que pudesse interpretá-lo.

“Passei dois meses na casa de Keanu nos fins de semana trabalhando no roteiro”, diz Kolstad no livro. “Quando eu fui e me encontrei com ele e entrei em sua casa, e quando ele virou a esquina para me cumprimentar – é uma bela casa, não é ostensiva para um cara que vale, sei lá, bilhões – e eu olho seu escritório, vejo que ele tem 300 roteiros empilhados em sua mesa, porque ele lê tudo o que UTA, WME, William Morris envia. Ele lê todos eles.”

Kolstad continuou: “Ele leu [o roteiro] em uma sexta-feira, em 90 minutos, e disse: ‘Eu quero fazer isso’. Eu realmente quero fazer isso também.’ A primeira coisa que Keanu me disse foi, ‘Ok, Derek, eu vou interpretá-lo como 35’. E eu disse, ‘Tudo bem’”.

Keanu Reeves retornará como John Wick em “John Wick: Capítulo 4”, que estreia em 23 de março de 2023 nos cinemas.