Cinema

Johnny Depp: 10 melhores filmes como ator

John Christopher Depp II nasceu em 9 de Junho de 1963 em Owensboro, Kentucky. EUA. E foi indicado 3 vezes ao Oscar

(Foto: Reprodução/Internet)

Aproveitando o lançamento de “A Favorita do Rei” nos cinemas brasileiros, vamos de lista com os 10 melhores filmes da carreira de Johnny Depp!

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.

Obs: A lista está em ordem de lançamento.

EDWARD MÃOS DE TESOURA (1990)

edward maos de tesoura.jpg

Primeira parceria entre Tim Burton e Johnny Depp é um conto de fadas moderno que esbanja toda a criatividade visual de Burton além de trazer um dos personagens mais inesquecíveis de Depp em um filme emocionante. Um desses trabalhos que consagra uma carreira e nos conquista eternamente. 

ED WOOD (1994)

Ed Wood

Mais uma parceria entre Tim Burton e Johnny Depp neste filmaço que conta a história daquele que foi considerado o pior diretor de cinema de Hollywood: Ed Wood! O longa consiste no período em que ele lutou bastante para produzir e dirigir sua pior obra-prima: “Plano 9 do Espaço Sideral”. Johnny Depp esbanja simpatia, mergulha de cabeça nas excentricidades de Wood e entrega uma das melhores performances de sua carreira. Feito em preto e branco, Burton acerta mais uma.

DONNIE BRASCO (1997)

Donnie Brasco (1996) Directed by Mike Newell Shown: Al Pacino, Johnny Depp

Johnny Depp e Al Pacino juntos! Como dar errado? “Donnie Drasco” é outro filme de máfia estrelado por Depp e também baseado em uma história real. O ator interpreta o policial Joe Pistone, que sob o pseudônimo de Donnie Brasco vira amigo de um dos mafiosos mais antigos e conhecidos da região, Benjamin Ruggiero (Pacino). A amizade entre os dois cresce e coloca em risco tanto a vida pessoal de Pistone quanto a missão de desmantelar o grupo de criminosos. Filmaço!

MEDO E DELÍRIO EM LAS VEGAS (1998)

How Las Vegas Locals Really Feel About "Fear and Loathing" - Electric  Literature

Baseado no livro do icônico jornalista Hunter Thompson, “Medo e Delírio em Las Vegas” é uma jornada insana e magistralmente dirigida por Terry Gilliam em um mundo de drogas, alucinações e puro êxtase. Depp encarna um dos alter egos de Thompson com uma entrega singular. Sem dúvida, é uma de suas atuações mais distintas da carreira. Um filme que não é para todos, mas é genialmente diferente e estranho.

FRANQUIA PIRATAS DO CARIBE (2003, 2006, 2007, 2011, 2017)

jack sparrow

Vou trapacear aqui e colocar todos os filmes juntos. Eu sei que a franquia tem seus altos e baixos (principalmente do quarto filme em diante), mas quem me conhece – ou me acompanha na internet – sabe que sou fã incondicional de “Piratas do Caribe”. Todos os filmes têm lugar cativo no meu coração. Por isso fiz um combo com todos juntos. “Piratas” é uma imersão alegórica à um mundo de fantasia singular. Com elementos de várias mitologias misturados, a franquia é diversão garantida, possui cenas de ação memoráveis e foi onde se concebeu o Capitão Jack Sparrow, O melhor de todos continua sendo o primeiro, “A Maldição do Pérola Negra”, seguido pelo também excelente “O Baú da Morte”.  

EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA (2004)

em busca da terra do nunca

História real de J. M. Barrie, criador do Peter Pan, o filme acompanha suas inspirações e processo criativo para formular uma das histórias mais inesquecíveis do planeta. Johnny Depp recebeu sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Ator e estrela um de seus trabalhos mais emocionantes. Choro na certa! 

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (2005)

willy wonka

As pessoas gostam de criar confusão entre as duas versões de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Particularmente, nunca fui fã da primeira adaptação com Gene Wilder no papel, apesar de ter suas qualidades – a música “Pure Imagination” é magistral! No entanto, gosto muito mais desta versão de Tim Burton. Já vi inúmeras vezes e não me canso. Muito mais fiel ao livro de Road Dahl, o humor negro e cheio de ironia presente no longa combinam maravilhosamente bem com todas as estranhezas dos personagens e deste universo criado por Dahl. Johnny Depp como Willy Wonka é hilário, e o cinismo tão latente em sua performance é bem mais próximo da versão literária.

A NOIVA CADÁVER (2005)

a noiva cadaver

Para quem não sabe, Tim Burton já trabalhou – antes da fama – no departamento de animação da Disney. E “A Noiva Cadáver” é o seu primeiro projeto como diretor no formato. O primeiro, na realidade, foi “O Estranho Mundo de Jack” que Burton idealizou e produziu, mas não dirigiu. Já aqui ele está em total controle e usa todo seu estilo gótico e sombrio com excelência em uma deliciosa aventura sobrenatural. Depp faz a voz do protagonista na versão original. 

SWEENEY TODD – O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET (2007)

sweeney todd.jpeg

Sou apaixonado por filmes musicais, e “Sweeney Todd” – desde que assisti no cinema em 2007 – tornou-se um dos exemplares do gênero que revejo com mais frequência. Adaptado da peça da Broadway composta pelo gênio Stephen Sondheim, o filme nos mergulha em uma Inglaterra vitoriana sombria para contar uma macabra história de vingança. O visual de Burton se encaixa como luva à temática da obra e o elenco é maravilhoso. Sem dúvida é uma obra-prima do gênero. 

INIMIGOS PÚBLICOS (2009)

inimigos publicos

Dirigido pelo fenomenal Michael Mann, “Inimigos Públicos” conta a história de John Dillinger, que chegou a ser o assaltante de bancos mais procurado dos EUA. Apesar das ótimas cenas de ação, o que mais interessa no filme é acompanhar este homem ao mesmo tempo odiado pela polícia, mas aclamado pelo povo. Perseguido pelo agente do FBI Melvin Purvis – interpretado por Christian Bale -, “Inimigos Públicos” é um exímio thriller policial com elenco excelente e condução magistral de Mann.