Judi Dench não assistiu a muitos de seus filmes porque ela ‘ficaria irritada’
A Dama Judi Dench recebeu sua oitava indicação ao Oscar este ano por seu papel…
A Dama Judi Dench recebeu sua oitava indicação ao Oscar este ano por seu papel como a Vovó em “Belfast”, de Kenneth Branagh, uma performance que provou que ela ainda é um formidável talento de atuação. Mesmo com 87 anos, e tendo conquistado quase todos os prêmios concebíveis para uma atriz, Dench nem pensa em se aposentar.
“Estou desacelerando apenas porque não consigo ler os roteiros”, disse Dench ao The Sunday Times em uma nova entrevista colorida. “Mas eu vou dar um jeito.”
Ao olhar para trás em sua carreira de sessenta anos, Dench riu sobre como sua ascensão ao estrelato no cinema parecia improvável. Em uma audição na década de 1960, ela foi informada de que nunca faria um filme porque, nas palavras de um diretor de elenco, “você tem a cara errada”. Mas Dench não deixou que seu feedback severo a deprimisse. Ela respondeu dizendo: “Tudo bem, eu não gosto de filme de qualquer maneira. Quero voltar ao teatro”.
Sua preferência original pelo teatro surgiu de um desejo de trabalhar continuamente em seus personagens noite após noite. Embora ela tenha aprendido a gostar de trabalhar no cinema, Dench disse que gostaria de ter a oportunidade de melhorar algumas de suas performances cinematográficas da maneira que faria com um papel no palco.
“A coisa sobre o filme é que você não consegue outra chance”, disse ela. “Há muitos filmes meus que eu nunca vi e não quero porque ficaria irritada.”
Esse perfeccionismo é o que a leva a continuar se esforçando como atriz. Um de seus próximos trabalhos no cinema será “Allelujah”, a adaptação de Richard Eyre da peça de mesmo nome de Alan Bennett. Esse filme será lançado ainda este ano, e Dench já está olhando para futuros papéis. Não importa quanto sucesso ela tenha, a estrela ainda se preocupa em se tornar complacente.
“Você pode fazer algo que é um sucesso e então para a próxima coisa você pode quebrar a cara”, disse ela. “Você nunca pode tomar isso como garantido e é certo que não devemos.”