Kevin Spacey é acusado de agressão sexual no Reino Unido
A Crown Prosecution Service (CPS) da Grã-Bretanha, a agência pública que conduz processos criminais na…
A Crown Prosecution Service (CPS) da Grã-Bretanha, a agência pública que conduz processos criminais na Inglaterra e no País de Gales, autorizou acusações criminais contra Kevin Spacey.
“A CPS autorizou acusações criminais contra Kevin Spacey, 62, por quatro acusações de agressão sexual contra três homens” que agora estão na faixa dos 30 e 40 anos, disse Rosemary Ainslie, chefe da Divisão de Crimes Especiais do CPS, em comunicado na tarde de quinta-feira. “Ele também foi acusado de fazer uma pessoa se envolver em atividade sexual com penetração sem consentimento. As acusações seguem uma revisão das evidências reunidas pela Polícia Metropolitana [de Londres] em sua investigação”.
Spacey foi nomeado diretor artístico do teatro Old Vic no bairro de Lambeth, em Londres, em 2003 e ocupou esse cargo até 2015. A CPS e a Polícia Metropolitana em declarações na quinta-feira citaram crimes que supostamente ocorreram em Londres e Gloucestershire entre março de 2005 e abril de 2013.
A agressão sexual “atrai uma sentença máxima de 10 anos na acusação”, de acordo com o site do CPS. Causar atividade sexual com penetração sem consentimento “atrai uma sentença máxima de prisão perpétua”, acrescenta.
O CPS lembrou “a todos os interessados que os processos criminais contra Spacey estão ativos e que ele tem direito a um julgamento justo”. E destacou que sua função “não é decidir se uma pessoa é culpada de um crime, mas fazer avaliações justas, independentes e objetivas sobre se é apropriado apresentar acusações para um tribunal criminal considerar”. Acrescentou: “A avaliação do CPS de qualquer caso não é, de forma alguma, uma constatação ou implicação de qualquer culpa ou conduta criminosa. Não é uma constatação de fato, que só pode ser feita por um tribunal.”
Quando as acusações foram anunciadas na quinta-feira, Spacey estava no tribunal federal de Manhattan para o processo civil movido contra ele pelo ator Anthony Rapp, que está processando Spacey por agressão e inflição intencional de sofrimento emocional.
Reportagens da mídia britânica também citaram a CPS dizendo que Spacey não estava atualmente na Inglaterra ou no País de Gales e que as acusações não poderiam ser formalmente aplicadas até que ele entrasse em um deles. Os relatórios também observaram que a CPS não pôde confirmar ou negar se Spacey, como americano, precisaria ser extraditado para o Reino Unido para enfrentar as acusações ou se ou quando um pedido de extradição pudesse ser feito.