MÚSICA

Lançamento do primeiro Walkman completa 41 anos

Comercializado até o ano de 2010, a linha de produtos Walkman vendeu cerca de 385 milhões de unidades no mundo todo

Comercializado até o ano de 2010, a linha de produtos Walkman vendeu cerca de 385 milhões de unidades no mundo todo

Na última quarta-feira, dia 1º de julho, completou 41 anos desde que, em 1979 foi vendido no mercado japonês o primeiro Walkman. Atualmente a proposta dele pode até parecer banal, mas na época foi uma revolução: fazer as pessoas ouvirem música em um aparelho portátil em qualquer lugar e a qualquer momento dia.

O Walkman foi idealizado pelo co-fundador da Sony, Masaru Ibuka , e construído pela primeira vez pelos engenheiros de divisão de áudio Nobutoshi Kiraha e Kozo Osohne. A qualidade sonora do Walkman não era das melhores, convenhamos. Contudo, as pessoas não ligavam muito, afinal, a portabilidade era o grande atrativo do aparelho.

Recordando o funcionamento do Walkman, para mudar de música e ir para sua canção favorita era necessário usar os botões “Fast Forward” e “Rewind”. Mas as vezes só havia um único botão para fazer isso e não era um processo tão rápido.

O Walkman ainda trouxe outra revolução: poder gravar músicas. Muitas pessoas esperavam até que suas músicas favoritas tocassem na rádio, para poderem gravar em fitas K7 e depois ouvir no aparelho quando quisessem.

Ele foi comercializado até o ano de 2010 e, segundo estimativas oficiais, a linha de produtos Walkman vendeu 385 milhões de unidades no mundo, com versões que também tocavam CDs, MP3s e outras mídias. Durante o auge do aparelho, a Sony comercializava 50 mil novas unidades por mês somente no Japão.

Nas redes sociais, internautas comentaram o aniversário do companheiro musical de muitas décadas. “Um treco que comia pilha, fazia a gente rebobinar fita com Bic e parecia um tijolo. Uma maravilha tecnológica oitentista que fez muitos tios e tias felizes”, escreveu um.

“Meu pai me deu um quando eu tinha 14 anos. Minhas fitas eram feitas de músicas gravadas diretamente da Rádio Rock”, comentou outro.

https://www.emaisgoias.com.br/11-anos-sem-michael-jackson-relembre-10-grandes-sucessos-do-artista/