Polêmica

Leda Nagle volta a destilar preconceito após denuncia de homofobia

Leda Nagle polemizou nessa quinta-feira (2) ao dizer que é contra o termo “todes” para…

Leda Nagle polemizou nessa quinta-feira (2) ao dizer que é contra o termo “todes” para se referir às pessoas não-binárias e ainda chamou o uso do pronome neutro de “frescura”. Em outubro de 2022, a jornalista, de 72 anos, e Cássia Kiss foram rechaçadas na web e denunciadas pelo produtor cultural Heitor Werneck por suposta prática de homofobia.

A jornalista disparou em entrevista ao podecast Papagaio Falante, comandando por Sérgio Mallandro e Renato Rabelo: “Eu não vou falar ‘todes’, vou falar todos porque todos quer dizer todos nós. Nós todos. Mas eu não vou falar [a linguagem neutra], porque não vou aprender agora isso. Mas é difícil porque você não quer ofender as pessoas também. Então o todes eu acho frescura, quem quiser falar que vou, não vou proibir ninguém, quer falar, fala, mas eu não vou falar”.

+ Leda Nagle defende Constantino e compara demissão a ditadura; assista

“Todes” tem sido adotado em cerimônias oficiais no governo do presidente Lula (PT), promovendo a inclusão identitária de pessoas que não se identificam com o gênero masculino nem com o feminino. O “e” é colocado no fim das palavras, ao invés de “a” ou “o”.

Na conversa, Leda prosseguiu dizendo que é “incômodo” não poder usar termos considerados racistas como “mulata” e “denegrir”, e que seu desconforto vem do fato de se “atrapalhar” com essas mudanças. “Tem um monte de coisa que eu não sei hoje em dia como se fala mais. Você não sabe como se refere”, comentou.

Leda Nagle defende Constantino e compara demissão a ditadura

A jornalista Leda Nagle foi às redes sociais em defesa de Rodrigo Constantino, demitido da Jovem Pan e da Record após fazer comentários sobre o caso de estupro de Mari Ferrer. Em um vídeo, ela afirma que a pressão para que o comentarista perdesse o emprego se equipara a momentos vividos na ditadura militar.

A crítica de Nagle pode ter sido à colega de profissão Vera Magalhães, colunista do Estado de São Paulo e mediadora do programa de entrevistas Roda Viva. A jornalista pressionou pela demissão de Constantino, com quem trabalhava na Jovem Pan. Continue lendo…