Léo Chaves conta como inteligência emocional mudou o rumo de sua carreira
Em entrevista ao Mais Goiás, ele adiantou ainda que Victor e Léo lançarão disco novo este ano, mas que destino no The Voice Kids é incerto
“Programação Neurolinguística” é uma expressão comprida demais para um significado simples. De acordo com Bento Augusto, master training em PNL, o tempo todo estamos nos programando para agir de determinada maneira – ou nos programam para tal. “Tímido, extrovertido, inseguro e seguro”, pontua. “A Programação Neurolinguística nos dá a oportunidade de nos reprogramarmos para obter melhores resultados”, explicou.
Este foi o mote central do Workshop Show com ele e o cantor Léo Chaves, da dupla Victor e Léo, que aconteceu nesta segunda-feira (24) no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia. Aos presentes, Bento falou um pouco de suas experiências pessoais e reforçou alguns pontos da PNL. Por exemplo, tomar consciência das “âncoras” que influenciam nossos comportamento.
“Âncoras são gatilhos visuais, auditivos e sinestésicos que se conectam a uma informação, um registro que você tem”, sublinhou Bento. O importante, segundo ele, para alguém que quer participar de um treinamento de PNL é estar aberto para que possa ter consciência das mudanças comportamentais e “traçar um plano de ação para que se possa obter os resultados e metas desejados”, concluiu.
História cantada
Logo depois de Bento Augusto, Léo Chaves subiu ao palco. E, bem antes de falar sobre inteligência emocional e Programação Neurolinguística, ele contou um pouco da sua trajetória enquanto cantor. Houve histórias da infância e da adolescência, mescladas com músicas (do Victor e Léo e também versões de canções famosas de Roberto Carlos, Legião Urbana e Almir Sater).
No decorrer da palestra, ele falou sobre tempos em que teve timidez no palco – curada dançando – os tempos difíceis da falta e também do excesso de sucesso. Foi, inclusive, a fama que o fez repensar seu comportamento e descobrir a Programação Neurolinguística. “Quando você se torna famoso, você se torna uma estátua, vazia por dentro. E quando você cai, você quebra”, sublinhou.
A gota d’água para Léo foi perceber que o relacionamento com seu filho estava frio e distante. “Eu decidi descer do palco social onde eu estava e encontrei alguém que eu havia perdido há muito tempo: eu mesmo”, disse. A partir daí, ele compartilhou o que aprendeu em seus vários cursos de coaching, PNL e inteligência emocional.
As técnicas, contou ele, o transformaram em outra pessoa. “Quando você procura se conhecer, saber quais são seus recursos, ferramentas, falhas, medos, dificuldades e fraquezas, você se relaciona melhor com os outros”, explicou o cantor. “Tudo parte de você. Isso é inteligência emocional”, continuou. Para ele, a partir disso, existem inúmeras técnicas para se usar no dia a dia e melhorar as relações inter e intra pessoais.
E a música?
Em entrevista exclusiva ao Mais Goiás, Léo Chaves falou sobre os próximos passos de sua carreira musical com o irmão, Victor. Apesar dos workshop shows que acontecerão em algumas cidades do país e as polêmicas envolvendo o irmão, a música – e a dupla – já tem passos traçados. “A gente está preparando um CD de músicas inéditas que lançaremos ainda este ano, e um DVD para o segundo semestre”, disse.
Na televisão, entretanto, o destino da dupla é incerto. Na última temporada do The Voice Kids, a TV Globo decidiu retirar Victor Chaves da produção depois de ele ter sido acusado de agredir a esposa. Léo disse que o reality show o trouxe apenas boas experiências, mas que a emissora ainda não decidiu sobre o futuro da dupla no programa.