Lua do veado: saiba como será possível observar fenômeno astronômico de julho
No hemisfério norte, a lua permanecerá bastante baixa no céu. Em contrapartida, no hemisfério sul, alcançará uma posição alta.
O mês de julho traz consigo o fenômeno da Lua do Veado, que está para acontecer e que poderá ser um espetáculo visual para milhões de pessoas em todo o Mundo. O fenômeno é nada mais nada menos que a lua cheia de julho. Ela surgirá no horizonte leste ao anoitecer e se porá no Oeste, pouco antes do amanhecer.
No hemisfério norte, onde as noites são mais curtas nesta época do ano, a lua permanecerá bastante baixa no céu, mesmo à meia-noite. Em contrapartida, no hemisfério sul, alcançará uma posição alta no céu.
De acordo com a NASA, a superlua de veado (em inglês chamada “buck moon”) recebe esse nome porque os novos chifres (ossos feitos principalmente de cálcio e fósforo) dos veados machos emergem de suas testas em camadas de pele aveludada no início do verão do hemisfério norte, o que coincide com a data do fenômeno.
Quando será vista?
O site Star Walk detalhou que a Lua de Cervo poderá ser vista no próximo dia 21 de julho às 04:17 horas do centro do México, o que seria às 6h17 na Argentina. No Brasil, a localização do satélite natural poderá ser orientada por aplicativos como Sky Tonight com os horários e a trajetória correta durante o fenômeno.
No entanto, o momento exato em que ocorre não é crucial para os observadores porquê, a olho nu, a lua parecerá cheia no dia anterior e no dia seguinte, com mais de 98% do disco lunar iluminado. Por isso, entende-se a lua cheia como um evento que dura toda a noite, em vez de um único momento.