COM OU SEM?

Macron defende croissant sem recheio durante G20 no Brasil; vídeo 

Humorista francês Paul Cabannes questionou o presidente da França

Paul Cabannes e Emmanuel Macron (Foto: Reprodução)

Uma tradição culinária francesa foi tema de uma conversa inusitada durante a participação do presidente Emmanuel Macron no G20, no Rio de Janeiro. Questionado pelo influenciador francês Paul Cabannes sobre a adaptação brasileira do croissant, o líder francês reiterou a posição oficial de seu país sobre o consumo da iguaria.

Cabannes, que vive no Brasil há nove anos, mencionou o hábito local de rechear o croissant com ingredientes como bacon, catupiry e geleia de morango. “Há uma questão diplomática que gostaria de te perguntar. Defendo a ideia de que os croissants devem ser comidos sem recheio e, no Brasil, as pessoas comem com recheio, bacon, catupiry e geleia de morango. Qual é a posição oficial da França?”, perguntou o influenciador.

Macron foi categórico ao afirmar que o croissant deve ser consumido sem recheio. “O croissant francês, a manteiga está dentro. É sem recheio, mas pode ser mergulhado no café”, declarou.

Cabannes aproveitou a resposta para brincar: “Você pode aproveitar o G20 e proibir isso no mundo todo?”. Macron respondeu com humor, dizendo que seria difícil impedir o “mau uso” da receita devido a contrabando e tráfico. “Vamos ter dificuldade. Há contrabando e tráfico, mau uso. Mas o croissant francês a manteiga está dentro. É sem recheio, mas pode ser mergulhado no café”, disse.