CRISE

‘Mania de Você’: novela da Globo vive crise e elenco reclama de desorganização

Elenco da Globo revelou problemas com cortes de cenas, atrasos na entrega de roteiros e, ainda, uma baixa audiência no horário nobre

Luma (Agatha Moreira) em 'Mania de você' (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

A novela “Mania de Você”, exibida no horário nobre da Globo, tem gerado insatisfações entre o elenco e a direção, além de assistir baixa audiência desde sua estreia, em 9 de setembro. Os problemas nos bastidores incluem cortes abruptos de cenas, atrasos na entrega de roteiros e críticas à condução da trama pelo diretor Carlos Araújo.

De acordo com fontes internas, mudanças no enredo levaram à eliminação de sequências importantes, prejudicando o desenvolvimento dos personagens e causando descontentamento entre os atores. Alguns integrantes do elenco relataram terem recebido roteiros com apenas 48 horas de antecedência para a gravação, o que aumentou o clima ruim no set.

Em resposta, a Globo afirmou que a entrega dos textos está dentro do cronograma usual e justificou as alterações como permissão para atender às demandas do público. “Novela é uma obra aberta, e mudanças são comuns de acordo com os resultados de grupos de discussão com telespectadores”, declarou a emissora em nota.

A pressão pela recuperação da audiência também impactou o autor João Emanuel Carneiro, que precisou reescrever metade dos 80 capítulos planejados antes da estreia. A reviravolta na trama incluiu uma antecipação de acontecimentos, como uma mudança radical na vida de Viola, interpretada por Gabz, que agora vive em uma comunidade após sofrer um golpe dos personagens de Chay Suede e Agatha Moreira.

Apesar das adversidades, a atriz Mariana Ximenes, que vive Ísis na novela, defendeu o processo criativo de João Emanuel. “O público às vezes precisa de um tempo para assimilar a genialidade dele. A Favorita também causou estranhamento no início e depois deslanchou”, comentou em entrevista à Veja Rio .

Nos bastidores, a crise também refletiu na relação entre Carneiro e a emissora. O autor, responsável por sucessos como Avenida Brasil e A Favorita , já anunciou que não renovará seu contrato com a Globo após o término de “Mania de Você”, marcando o fim de uma parceria de longa data.