#TBT MAIS GOIÁS

Maria do Bairro completa 25 anos; confira curiosidades da novela

Depressão, namoro nos bastidores, mudança no roteiro, recordes e muito mais. Reveja cenas de uma das novelas mais marcantes da teledramaturgia

Depressão de atriz, namoro nos bastidores, mudança no roteiro, recordes e muito mais. Reveja cena de uma das novelas mais famosas da teledramaturgia

“Y a mucha honra, Maria la del barrio soy”… a música anuncia: é hora de acompanhar as peripécias de Maria Hernández Lorráz, ou melhor, Maria do Bairro. Em 14 de agosto de 1995 estreava a novela produzida pela Televisa, e de lá pra cá foi só sucesso em todas as (várias) reprises, seja na TV mexicana ou aqui no Brasil, pelo SBT.

Na obra, Thalia interpreta a personagem título, uma garota que, após a morte da madrinha, é levada para morar na mansão da rica família De La Vega. Lá, Maria se apaixona por Luis Fernando (Fernando Colunga) e assim tem que lidar com a hostilidade e as maldades da vilã Soraya Montenegro (Itatí Cantoral).

O restante da história todo mundo já sabe. De catadora de lixo, Maria torna-se uma mulher elegante. Entre encontros e desencontros, ela se casa com Luis Fernando, fica louca e entrega o filho recém-nascido para uma desconhecida, adota uma menina (mais tarde os dois filhos de Maria, o biológico e a adotada, se apaixonam), Maria é internada em um hospício, depois vai presa, passa a morar nas ruas depois que a cadeia pega fogo… uma verdadeira novela mexicana.

Calma Maria do Bairro!

O que não se pode negar é que um dos grandes triunfos da novela é mesmo a vilã: Soraya Montenegro. Em meio a inúmeras maldades contra Maria, destaca-se quando ela fez um feitiço para a protagonista ficar doente; seduziu o filho dela para provocá-la e a sequestrou para matá-la queimada. E claro, só chamava a coitada de marginal.

A vilã de Maria do Bairro matou a própria mãe e o próprio marido, colocou uma tarântula no jantar da enteada (além de ter batido na moça, a paralitica Alícia), e forjou a própria morte. Nesse ponto, uma curiosidade: No roteiro original, a personagem morreria de verdade, mas a queda na audiência e o pedido do público fez com que a autora trouxesse Soraya de volta.

Soraya era a caricatura da maldade e continua sendo adorada até hoje na internet, com memes da personagem lotando as redes sociais. O sucesso é tanto que, em 2016, Itatí Cantoral voltou a dar vida à malvada em uma propaganda da série Orange Is The New Black.

Reprises, recordes e namoro

Maria do Bairro foi a terceira e última telenovela da chamada Trilogía das Marías, da qual também fazem parte Maria Mercedes e Marimar, todas protagonizadas por Thalia.

No Brasil, o folhetim foi exibido pela primeira vez entre fevereiro e julho de 1997. De lá pra cá, o SBT já reprisou a obra outras seis vezes, sempre garantindo bons números de audiência. A história da catadora Maria detêm o recorde de novela mais vendida no mundo: já foi exportada para 182 países.

Thalia e o ator Fernando Colunga, que interpretava Luís Fernando, viveram um romance de verdade nos bastidores de Maria do Bairro. Contudo, anos depois, Colunga declarou que ter sido namorado de Thalia foi a pior experiência amorosa de sua vida.

“Foi uma má experiência, porque o amor que você desfruta com seu par você não quer desfrutar com milhares de pessoas que nem entendem sua relação”, disse.

Depressão pós-lixão

Algumas cenas da novela foram gravadas em um aterro sanitário real da Cidade do México, onde vários catadoras de lixo transitavam pelo local como figurantes. Após as gravações, atores e funcionários da produção voltaram ao local com mantimentos para o pessoal que trabalhava ali.

Em 2011, Thalía publicou a autobiografia Cada día más fuerte, na qual narra alguns detalhes sobre esse período.

María la del Barrio me lançou a um estrelato internacional inigualável. Mas gravar no aterro sanitário me impactava muito! Ali se encontrava desde cabeças de animais até mãos de seres humanos, além de fetos em decomposição. Quando eu caminhava sobre o lixo, sentia que o chão se movendo debaixo de mim. Eu acabava de gravar e ia diretamente para o chuveiro. Não sei se era por querer tirar o cheiro, ou para lavar aquelas imagens tão fortes da minha mente”.

No livro, Thalia revelou que sempre vivia o sofrimento de suas personagens e, por isso, muitas vezes entrava em depressão enquanto gravava alguma novela.

E engana-se quem pensa que a rivalidade Maria vs. Soraya também existiu na vida real. Thalia é madrinha dos filhos gêmeos de Itati, e as duas são super amigas.

Maria do Brasil

Brasileiríssima, Thalia já esteve diversas vezes por aqui enquanto divulgava as novelas que participava. No Instagram, a atriz e cantora prestou uma homenagem a Gugu Liberato, quando o apresentador morreu, em novembro do ano passado.

Gugu foi o elo entre mim e meu povo do Brasil. Ele fez esse amor mais forte a cada uma das minhas visitas. Ele uniu tantos corações, com alegria, com música e nos divertiu com seu estilo único”, escreveu.

Em março deste ano, a protagonista de Maria do Bairro lançou ainda uma parceria com a cantora Pabllo Vittar. Vestidas com estampas de animais e usando saltos altos e cabelos longos, a dupla mostra toda a sua sensualidade no videoclipe de Tímida.

https://www.emaisgoias.com.br/tbt-mais-goias-importante-e-polemica-novela-lacos-de-familia-completa-20-anos/