Cinema

‘Matrix Resurrections’: Hugo Weaving inicialmente deveria retornar como o Agente Smith

Quer você tenha gostado ou não das performances de Yahya Abdul-Mateen II e Jonathan Groff…

Quer você tenha gostado ou não das performances de Yahya Abdul-Mateen II e Jonathan Groff em “Matrix Resurrections”, ainda é difícil assistir ao filme e não imaginar  Lawrence Fishburne e Hugo Weaving vestindo os mantos icônicos de Morpheus e do Agente Smith mais uma vez.

Em uma entrevista recente ao Gizmodo, os co-roteiristas do filme David Mitchell e Aleksandar Hemon revelaram que Weaving teve conversas preliminares para retornar à Matrix, mas nada aconteceu disso. De acordo com Hemon:

“Então, nós escrevemos alguns papéis, não vou revelar, mas escrevemos um personagem para alguém que pensávamos que iria interpretá-lo e então não foi possível. E ainda assim, não mudamos nada radicalmente , mas estávamos apenas imaginando esse ator no papel. E então descobrimos que não era possível, mas não mudamos nenhuma fala com isso. Então, esse ator ainda está inscrito no papel.”

Quando questionado sobre se o personagem era de fato Smith, Hemon revelou que eles conversaram com um ator que se presumia ser o Weaving, mas acabou falhando. Weaving falou anteriormente sobre conflitos de agendamento com Lana Wachowski que o mantiveram fora da produção. Claramente, a expectativa era que o Smith original voltasse para outra aventura mas neste quarto filme quem assume a responsabilidade é  Jonathan Groff. A natureza da história de “Matrix Resurrections”, porém, criou uma oportunidade para Groff conectar e criar sua própria interpretação do personagem que ainda segue a representação original de Weaving.

Além disso, os escritores observaram que mesmo se Weaving tivesse retornado, não seria necessariamente o mesmo Smith. Hemon afirmou:

“Porque a premissa de Matrix e [este] filme é um pouco diferente, o Agente Smith teria sido diferente em alguns aspectos, não importa quem o interprete. E Jonathan Groff é incrível nesse papel. Ele acrescentou uma dimensão que não pude prever enquanto estávamos escrevendo. Mas há um aumento de emoção no filme e então ele se encaixa nesse padrão.”

Na entrevista do próprio Collider com o produtor James McTeigue, perguntamos ao colaborador de longa data de “Matrix” sobre a presença de Smith em “Matrix Resurrections” e o quão perto Weaving estava para retornar, ele detalhou ainda mais as dificuldades para trazer os atores de volta:

“Sempre havia o personagem Smith lá. Hugo é um amigo nosso de longa data. Se tivéssemos uma maneira de colocar Hugo no filme, teríamos. Mas não deu certo. Isso é exatamente o que acontece na produção de super produções às vezes. Os horários não funcionam. COVID era outra bola curva no meio disso, obviamente. Foi um pouco mais complicado do que o normal.”