Saúde

Médico explica internações de Preta Gil, que enfrenta câncer: ‘dor muito forte’

Cantora Preta Gil, que enfrenta câncer colorretal, foi internada duas vezes com pedra nos rins; Médico explica diagnósitco

Cantora Preta Gil, que enfrenta câncer (Foto: Instagram)

A cantora Preta Gil, que está sendo submetida a tratamento contra um câncer colorretal, teve que lidar com internações em dois momentos desse ano em razão da existência de cálculos renais, que são pequenas pedras formadas por acúmulo de cálcio nos rins. Em entrevista à revista Caras, o médico nefrologista Henrique Carrascossi explica que essa condição causa dor intensa e precisa ser tratada às vezes com cirurgia – como foi o caso de Bela.

“São o acúmulo de cálcio, ácido úrico, depende do paciente. São cristais que o nosso rim excretando junto com a urina”, afirma Carrascossi. “Eles se juntam e formam os cálculos, que são as pedras. Ficam localizados nos rins, e se sai do rim pela via urinária tem que passar pelo uréter, que liga o rim até a bexiga. O canal é estreito e ela pode passar machucando, causando a cólica renal que é uma dor muito forte.”

A reportagem perguntou ao médico se o tratamento quimioterápico, inerente ao protocolo de pacientes com câncer, contribui para a formação dos cálculos renais. Ele respondeu que a quimioterapia em si não, mas que o procedimento pode ocasionar outras reações fisiológicas e, essas sim, facilitam a formação das pedras.

“Geralmente os pacientes têm quadros de diarreia e desidratação, e aí sim, dependendo da quimioterapia, pode aumentar o risco da formação de cálculos, porque a urina fica mais concentrada. Isso faz com que os cristais grudem e formam os cálculos. E acaba sendo um fator de risco tratamentos que possam causar desidratação”, acrescenta Carrascossi.