Melhores filmes de 2021
Obs: A lista está em ordem alfabética. Obs 2: A lista é a opinião (pessoal)…
Obs: A lista está em ordem alfabética.
Obs 2: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste por.
007 – SEM TEMPO PARA MORRER
A despedida de Daniel Craig como James Bond não é perfeita, mas é uma experiência cinematográfica única e uma despedida emocionante e digna do personagem. Nunca fui fã de 007, mas Craig no papel me conquistou desde o início com o estupendo “Cassino Royale”, em 2006. Prepara o coração!
AMOR, SUBLIME AMOR
Eu amo musicais, mas o “Amor Sublime Amor” de 1961 nunca me ganhou. O filme é teatral demais, meio sem vida e caricato em alguns momentos. É um clássico do cinema, tem muitos fãs, mas não me empolga. Eis então que 60 anos depois, Steven Spielberg assume o remake que é adaptado da popular peça da Broadway, e entrega algo único, memorável e emocionante – além de melhorar muitos questões sociais problemáticas da obra original. Aqui temos ritmo, temos cinema raiz com pulso e firmeza. Em minha opinião, Spielberg merece o Oscar de direção.
ANÔNIMO
Cria de “John Wick”, “Anônimo” é um filmaço de ação objetivo, preciso e com cenas incríveis de ação que colocam Bob Odenkirk de protagonista em um papel surpreendente. É o melhor filme do gênero este ano!
ATAQUE DOS CÃES
Uma obra singela, visualmente linda e com atuações estupendas. “Ataque aos Cães” vai por caminhos diferente e evita cair em muitos clichê, resultando em uma obra tocante e surpreendente.
CRUELLA
Confesso que estava muito cético com relação a este filme. Amo a interpretação de Glenn Close como Cruella nos dois filmes live-action dos Dálmatas, portanto, um projeto para mostrar a origem da vilã – agora jovem – não me empolgava tanto. Mas amo também Emma Stone e “Cruella” é uma das maiores surpresas de 2021. A história é excelente ao construir os conflitos emocionais da protagonista e a direção de Craig Gillespie é um arraso, cheia de ritmo e empolgação, além de uma trilha sonora só com músicas excelentes. Stone é outro destaque e brilha como a versão mais jovem da icônica personagem, assim como Emma Thompson no papel da Baronesa, a vilã do filme.
DRUK – MAIS UMA RODADA
Ganhador do Oscar de Melhor Filme Internacional este ano, “Druk” foi lançado em 2020 mas estreou no Brasil só em 2021. É um drama sobre envelhecer, prioridades e escolhas. Além de trazer uma curiosa situação envolvendo bebida alcoólica. E que atuação marcante de Mads Mikkelsen, simplesmente maravilhoso!
ENCOUNTER
“Encounter” tem uma situação no terceiro ato que tira um pouco do caos e do impacto do filme (mais detalhes na crítica escrita – leia no Telemania), mas o longa me pegou desde o começo com seu drama e suspense emocionantes. Estrelado pelo excepcional Riz Ahmed.
HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA
O filme evento do ano que salvou o cinema em 2021! É uma obra que entrega o fan service com maestria, de maneira que respeita a história e não perde o foco do seu protagonista. Haja coração!
MEU PAI
“Meu Pai” é um filme de 2020 mas foi lançado aqui no Brasil em 2021, naquela época dos filmes do Oscar. Um trabalho estupendo de direção, roteiro e atuações que nos coloca dentro da mente de uma pessoa com problemas na mente. Atuação magistral de Anthony Hopkins que levou o Oscar de Melhor Ator (o segundo da carreira) pelo papel.
NEM UM PASSO EM FALSO
Fico tão feliz quando Steven Soderbergh acerta, principalmente em um filme cheio de idas e vindas, e personagens distintos e com personalidades chamativas. “Nem Um Passo em Falso” é um pouco de filme de assalto, máfia, drama familiar e outros pequenas singelezas que tornam a obra singular. E que elenco magistral!
O SOM DO SILÊNCIO
Também um filme de 2020 lançado este ano durante a temporada do Oscar, “O Som do Silêncio” é outro exemplo de trabalho magistral tanto de roteiro, direção e atuações. Aqui, um baterista descobre que está ficando surdo, e sua vida muda radicalmente. Atuação primorosa de Riz Ahmed.
PIG
Aleluia que Nicolas Cage está na lista dos melhores! “Pig” é surpreendente do começo ao fim, um drama sobre superar o passado, perdoar e aprender a seguir em frente. Cage está impecável!
TICK, TICK… BOOM!
Andrew Garfield é a minha escolha favorita para levar o Oscar de Melhor Ator por esta belíssima atuação de “Tick, Tick… Boom!”. O filme é inspirado na peça de Jonathan Larson, que foi um dos nomes que mudaram a cara da Broadway no novo século. Estreia na direção de Lin-Manuel Miranda, o filme é espetacular, emocionante e memorável.