adeus

Monty Norman, compositor da música tema de ‘007’, morre aos 94 anos

Música de Norman foi usada em todos os 25 filmes de James Bond

(Foto: Divulgação)

Monty Norman, compositor da música tema de ‘007’, morreu nesta segunda-feira (11) aos 94 anos. Uma declaração foi publicada no site de Monty: “É com tristeza que compartilhamos a notícia de que Monty Norman morreu em 11 de julho de 2022 após uma curta doença”.

O trabalho mais famoso de Norman foi criado como parte da trilha sonora do primeiro filme de James Bond, Dr No, lançado em 1962, e estrelado por Sean Connery no papel principal.

O compositor se inspirou em seu próprio trabalho para o musical que adaptava o livro “Uma casa para o sr. Biswas” ao mudar os acordes de uma cítara para uma guitarra elétrica. A música foi usada em todos os 25 filmes do personagem.

Norman, nascido Monty Noserovitch em 1928, cresceu como filho de imigrantes judeus em Londres e tornou-se cantor de inúmeras big bands populares nos anos 1950 e início dos anos 60. Ele passou a escrever músicas para musicais no final dos anos 50.

Ele também trabalhou no musical Belle em 1961, sobre os notórios assassinatos de Crippen, o que o levou a ser convidado pelo produtor de James Bond “Cubby” Broccoli para fornecer a trilha sonora para Dr No. 1976 série de TV Dickens de Londres.

Monty Norman também voltou aos musicais, mais notavelmente Songbook em 1979, sobre um compositor fictício de Liverpool chamado Mooney Shapiro, que faz sucesso na Broadway antes de retornar à Grã-Bretanha a tempo dos anos 60.

+ Morre Sergio Portto, compositor de sucessos da música sertaneja

+ Morre ator Ray Liotta, aos 67 anos; leia

*Com informações do The Sun