Monty Norman, compositor do tema clássico de James Bond, morre aos 94 anos
Monty Norman, o compositor britânico que escreveu a música-tema propulsiva dos filmes de James Bond,…
Monty Norman, o compositor britânico que escreveu a música-tema propulsiva dos filmes de James Bond, morreu na segunda-feira “depois de uma curta doença”, de acordo com um post em seu site oficial. Ele tinha 94 anos.
O produtor Cubby Broccoli, que havia trabalhado com Norman apoiando o musical “Belle”, sobre o assassino Hawley Crippen, pediu a Norman para compor a trilha sonora do primeiro filme de James Bond, “007 Contra o Satânico Dr. No” (1962), depois que ele e Harry Saltzman compraram os direitos ao personagem espião de Ian Fleming.
O acordo foi fechado quando os produtores se ofereceram para levar Norman e sua então esposa, a atriz e cantora Diana Coupland, para a Jamaica, onde o filme estava sendo filmado, com todas as despesas pagas. “Bem, esse foi o argumento decisivo para mim!” Norman disse em uma história publicada em seu site. “Pensei que, mesmo que o ‘Dr. No’ seja um fracasso, pelo menos teríamos sol, mar e areia para mostrar isso!”
Norman se baseou em uma peça que havia escrito para uma proposta de adaptação musical de V.S. “A House for Mr. Biswas” de Naipaul, mudando o riff chave da cítara para a guitarra elétrica. O resultado foi usado em todos os 25 thrillers de Bond.
Burt Rhodes serviu como o orquestrador original da partitura antes que o compositor John Barry fosse contratado para reorganizar o tema. Norman foi ao tribunal para reivindicar sua autoria, processando o jornal Sunday Times por difamação por um artigo de 1997 afirmando que o tema foi composto por Barry. Ele ganhou em 2001 e foi premiado com 30.000 libras em danos.
Sua música para ‘Dr. No’ inclui também a música “Underneath the Mango Tree”, que ele ensinou a Sean Connery e Ursula Andress, e um tema que acompanha a cena de abertura com os três assassinos cegos.