“Muitos filmes da Marvel são apenas ‘cortar e colar’ um do outro”, diz diretor Denis Villeneuve
Outro dia, outro autor avaliando a substância artística do Universo Cinematográfico Marvel. Quase a tempo…
Outro dia, outro autor avaliando a substância artística do Universo Cinematográfico Marvel. Quase a tempo do aniversário de dois anos de quando Martin Scorsese comparou os filmes da Marvel aos parques temáticos, o diretor de “Duna”, Denis Villeneuve, falou sobre o que pensa acerca dos filmes da Marvel que estão dominando os cinemas nos últimos anos. Villeneuve falou com El Mundo (via The Direct) sobre o MCU e por que filmes de grande orçamento ainda são relevantes quando vêm de excelentes contadores de histórias .
“Talvez o problema seja que estamos diante de muitos filmes da Marvel que nada mais são do que um ‘cortar e colar’ um do outro”, disse Villeneuve. “Talvez esses tipos de filmes nos tenham transformado um pouco em zumbis … Mas filmes grandes e caros de grande valor existem muitos hoje em dia. Não me sinto nem um pouco capaz de ser pessimista.”
Villeneuve, indicado ao Oscar, ainda não entrou no universo cinematográfico da Marvel, embora tenha esperanças de franquia para a adaptação de “Duna”, para a qual planeja fazer uma sequência dependendo do sucesso do épico de ficção científica nos cinemas e na HBO Max que estreia em 22 de outubro.
Villeneuve prosseguiu: “Basta pensar na época de ouro de Hollywood para ver que os filmes comerciais podem fazer uma proposta artística diferente e, portanto, política. Nunca me senti como um perda ou um impedimento ter um orçamento generoso para fazer o que eu quero fazer. De cabeça para baixo. Quem disse que um filme com um grande orçamento não pode ser artisticamente relevante ao mesmo tempo? Atualmente estou pensando em pessoas como Christopher Nolan ou Alfonso Cuarón”
Villeneuve também disse recentemente ao outlet francês Premiere: “Se estamos falando sobre a Marvel, o fato é que todos esses filmes são feitos do mesmo molde. Alguns cineastas podem adicionar um pouco de cor, mas todos são escalados na mesma fábrica. Isso não tira nada dos filmes, mas eles são formatados.”
Quanto ao futuro de “Duna: Parte 2”, Villeneuve disse recentemente: “Se algo como ‘Duna: Parte 2’ acontecer, direi que será um playground insano para mim. … Será como puro prazer cinematográfico para a segunda parte. Não quero falar por todos na equipe, mas direi que realmente criamos neste filme um sentimento de família e reunir todos novamente, isso seria o paraíso.”
“Duna” estreia nos cinemas brasileiros em 22 de outubro de 2021.