Música clássica

Filarmônica de Goiás começa temporada 2017 em março

Concerto será no Teatro Goiânia, com entrada gratuita

A Orquestra Filarmônica de Goiás marcou seu primeiro concerto da temporada 2017 para o dia 16 de março, às 20h30, no Teatro Goiânia. O maestro titular e diretor Artístico regerá o espetáculo, que deve apresentar as obras O duende das águas, de Dvorák; Variations on America, de Charles Ives; O Mandarim Maravilhoso, de Bartók; e Water, do compositor Jonny Greenwood, com entrada franca.

O tema escolhido para este ano é “múisca que transforma”, selecionando um repertório que crie uma ruptura da vida cotidiana para concertos vigorosos, mas que tragam leveza, reflexão e otimismo. Obras inédias de compositores brasileiros serão divulgadas, como Noturno, do compositor Luiz Gonçalves, vencedor da 2ª edição do Opus I, o concurso promovido pela Orquestra; a Música para orquestra nº 6, do compositor goiano Estércio Marques Cunha; e Concerto para Sixeen e Orquestra, da compositora Michelle Agnes.

Já escolhidos para o conjunto estão as obras do compositor russo Igor Stravinsky, A Sagração da Primavera e O Pássaro de Fogo, além de Como una ola de fuerza e luz, de Luigi Nono; Bolero, de Maurice Ravel ;as Sinfonias n° 3, 4 e 7, de Beethoven; Concerto para piano nº 1, de Tchaikovsky; e a execução completa das suítes orquestrais de Bach. Nas nacionais, figuram peças de Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Francisco Braga, José Maria Nunes Garcia e Nepomuceno.

Serão 40 concertos durante o ano, com 20 artistas convidados. Entre eles, estão os  músicos Emanuelle Baldini,  Nelson Freire, Cristian Budu, Valentina Peleggi, Ilia Laporev, Marcos Arakaki, Fábio Zanon e Isaac Karabtchevsky. A principal mudança será a criação da série Concertos Impopulares, que trará a soprano polonesa Alice Zavadzki para apresentar canções contemporâneas.