Figo 2014 terá o fado português de Cuca Roseta
Conhecida como a nova voz do fado, Cuca marca presença no festival no dia 13 de setembro, em Alto Paraíso.
//
A jovem fadista Cuca Roseta se apresenta pela primeira vez no Estado durante o Festival Internacional de Música em Goiás (Figo). O estilo musical, considerado Patrimônio Mundial e Imaterial da Humanidade pela Unesco, é um dos maiores representantes da cultura portuguesa. Conhecida como a nova voz do fado, Cuca marca presença no festival no dia 13 de setembro, em Alto Paraíso.
Para o show, a fadista preparou um repertório composto principalmente pelas músicas de seu segundo disco, Raiz, e também canções que a consagraram em seu primeiro álbum e alguns clássicos do fado, “que não se pode deixar de cantar”, como analisa a cantora. Cuca Roseta começou a carreira se apresentando nas tradicionais Casas de Fado em Portugal e foi sucesso imediato entre a crítica.
EXPECTATIVA
A fadista afirma estar com imensas expectativas para o Figo 2014, pois sabe o quanto o Brasil tem recebido bem o fado, já que esteve em turnê pelo País, fazendo shows em grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. Cuca inicia agora um novo roteiro, que inclui Fortaleza e Curitiba. “É uma grande alegria para mim poder estar neste festival e poder conhecer o povo de Goiás.”
A fadista portuguesa conta ainda que o fado tem relevante participação em festivais dedicados à música erudita e instrumental, como ocorre no Figo. “O fado é uma música na qual a língua não importa, onde não há fronteiras. É algo tão intenso e emocionante que o mundo inteiro aprecia e sente. Por isso, é uma honra poder estar em um festival que toma o fado como world music”, celebra Cuca Roseta.