Filarmônica apresenta Beethoven e Haydn
O público poderá acompanhar composições do período clássico dos compositores austríacos Beethoven e Haydn.
//
Sob regência do maestro ítalo-brasileiro Alessandro Borgomanero, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta no dia 19 de abril, às 11 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, mais um concerto da série Concertos para a Juventude.
O público poderá acompanhar composições do período clássico dos compositores austríacos Beethoven e Haydn. A entrada é gratuita. O CCON fica na Avenida Deputado Jamel Cecílio nº 4.490, Setor Fazenda Gameleira, saída para Bela Vista de Goiás.
Curiosidades
Juntamente com Mozart, Beethoven e Haydn formam o que os estudiosos da música classificam de Trindade Vienense. Estes compositores estão entre os autores mais importantes e influentes da história da Música de Concerto Ocidental.
Beethoven e Haydn se encontraram em Viena em 1792, quando Beethoven passa a tomar aulas com o mestre austríaco. Mas a relação entre os dois estava longe de ser harmoniosa: Beethoven dizia não ter aprendido nada com seu professor; Haydn reclamava de algumas composições de seu aluno.
No repertório do concerto de domingo estão a última sinfonia de Haydn, 1795, e o primeiro concerto de Beethoven, de 1806. Ouvi-las juntas deixa claro um ponto importante: professor e aluno influenciaram-se mutuamente e suas obras definiriam os rumos da música orquestral por todo o século 19.