Música clássica

Filarmônica de Goiás faz estreia mundial de obra de compositor goiano

Concerto será no Teatro Goiânia nesta quinta-feira

O maestro Marshal Gaioso rege a Orquestra Filarmônica de Goiás no segundo concerto da temporada 2017 nesta quinta-feira (30). O espetáculo será no Teatro Goiânia, às 20h30, com entrada franca.

Na ocasião, será executada para o público pela primeira vez a composição Música para Orquestra nº6, do compositor goiano Estércio Marquez Cunha. O autor é professor aposentado da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Suas obras já conheceram o Brasil e exterior.

Além tela, serão apresentadas The Naiades, do compositor inglês Bennett; Sem mantilhas, de Valoz; e Sinfonia nº3, de Mendelssohn, conhecida como Sinfonia Escocesa, dedicada a Rainha Vitória da Inglaterra.

O regente Gaioso é formado em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e Ph.D. em Musicologia pela University of Kentucky, nos Estados Unidos. É professor de Música do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Participou da gravação de diversos álbuns e trabalha na pesquisa histórica da música em Goiás, apresentando os resultados como musicólogo por todo o mundo. É ele quem coordena a pesquisa do Acervo do Maestro Balthasar de Freitas de Jaraguá.

O Teatro Goiânia fica localizado na Avenida Anhanguera, esquina com a Avenida Tocantins, no Setor Central. O local está sujeito a lotação.

Compositor Estércio Marquez Cunha (Foto: Divulgação)