Música Clássica

Italiano Matteo Pagliari rege Orquestra Filarmônica de Goiás

Em noite de piano, a Orquestra Filarmônica de Goiás será regida pelo maestro italiano Matteo Pagliari,…

Em noite de piano, a Orquestra Filarmônica de Goiás será regida pelo maestro italiano Matteo Pagliari, com participação do pianista brasileiro Ronaldo Rolim como solista nesta quinta-feira (18). O concerto será realizado no Teatro Goiânia, às 20h30, com entrada gratuita.

O espetáculo terá as obras Abertura Concertante, de Camargo Guarnieri, Concerto para Piano e Orquestra em Ré Menor, de Mozart, Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op. 36, de Beethoven, e Suíte Nordestina, de Mahle.

Matteo estudou com o atual regente da Filarmônica, Neil Thompson. Foi diretor artístico e maestro da Orquestra de Parma, da sinfônica romana Arturo Toscanini, da Orquestar Sinfônica Nacional do Peru, Ópera de Tenerife, Orquestra Sinfônica de Roma, Orquestra Sinfônica Siciliana e diversas outras. Em 2005, ficou em segundo lugar no Concurso Internacional Jesus Lopez Cobos, em Madri.

O pianista Ronaldo é ganhador de mais de 30 prêmios em diferentes competições por todo o mundo – entre eles, venceu três vezes o Prêmio Schumann do Concurso Géza Anda, em Zurique. Nascido em Votorantim (SP), ele iniciou seus estudos na Escola Magda Tagliaferro, e aos 18 anos se mudou para os Estados Unidos, onde ingressou na Oakland University. Ele já se apresentou, além do Brasil, em países como Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Coréia do Sul, Itália e Áustria.

O Teatro Goiânia está localizado na Avenida Anhanguera, esquina com a Avenida Tocantins, no Setor Central.