'Rei' da chatice

Roberto Carlos quer retirada de letras de sites de cifras e nega que seja censura

// Em setembro de 2014, a empresa Studio Sol, responsável pelo conteúdo dos sites de…


//

Em setembro de 2014, a empresa Studio Sol, responsável pelo conteúdo dos sites de cifras e letras de música CifraClub e Letras.mus, recebeu um comunicado da editora Sony/ATV pedindo a retirada de algumas letras de Roberto Carlos do ar. Até então, o pedido havia sido feito por apenas um outro artista, Ana Carolina, meses antes. O caso foi revelado na quarta (25/02) pelo jornal O Globo.

“Algumas letras têm peso comercial, como Esse Cara Sou Eu. Não temos interesse em disponibilizá-la gratuitamente”, diz Dody Sirena, empresário de Roberto. “Isso é um negócio, não é questão de censura”.

As letras disponíveis nos sites são autorizadas por meio de um convênio com a União Brasileira de Editoras de Música (Ubem), que recolhe os direitos autorais das canções. Em alguns casos, a autorização é negociada diretamente com uma editora ou então diretamente com um artista.

Segundo Rosi Benini, responsável pelo conteúdos dos sites, a Studio Sol recebe mensalmente uma lista de composições de gravadoras e editoras filiadas à Ubem. “É essa lista que seguimos para publicar ou não as composições no site”, explica.

O comunicado enviado pela Sony/ATV, dizia que as “composições em que Roberto Carlos é um compositor ou co-autor, interpretadas pelo próprio Roberto Carlos, não podem ser usadas sob o regime de blanket license (licença permitida pelo acordo com a Ubem)”. “É necessário esperar a aprovação do Roberto Carlos”, explica José Diamantino, advogado da editora Sony/ATV, que detém o controle das obras de Roberto.

Desde setembro, a Studio Sol negocia a liberação das músicas do “Rei” que foram retiradas por não constarem no convênio. Ainda não há autorização para publicá-las.

‘Qualidade’

Já a cantora Ana Carolina fez o pedido de retirada de suas cifras por uma questão de qualidade, segundo o assessor de imprensa da cantora. “Esses sites utilizam desse material e colocam da maneira como querem, é a mesma coisa que você fazer uma tese, alguém pegar e mexer nela. É melhor tirar do ar do que ter uma informação errada”, explica Horácio Brandão. Tanto que, como diz, a cantora disponibilizou as cifras das canções de seu último CD, #AC.

A justificativa, porém, não explica porque algumas letras têm permissão de serem publicadas. “Ela está fazendo com o tempo que precisa. Não tem lá nenhum outro motivo que não seja a certeza de que a informação corresponde exatamente a verdade”, diz Brandão.

Outros sites brasileiros, como Cifra.com, apresentam cifras vetadas ao Studio Sol, como a de Esse Cara Sou Eu. Segundo a assessor de Roberto, um comunicado não foi enviado no caso porque não há nenhum tipo de acordo com o endereço. O responsável pela área comercial da empresa controladora do site, Gabriel Froes, diz que alguns pedidos já foram feitos para a retirada de letras do ar, mas nunca por artistas famosos. “Teve alguns casos de letras de funk. Se o artista não quer divulgar, ele pede e a gente retira. Isso acontece de vez em quando”, explicou.