Músicas de Djavan, Gal Costa, Maria Bethânia e Roberto Carlos desaparecem do Spotify
Empresa investiga o sumiço
Usuários do serviço de streaming de música Spotify foram surpreendidos no último domingo (28) ao perceberem a ausência de faixas de renomados artistas brasileiros, como Djavan, Gal Costa, Maria Bethânia e Roberto Carlos, além da banda Plastic Ono de John Lennon e Yoko Ono. As reclamações surgiram no Twitter, levando os fãs a questionarem a razão por trás do desaparecimento das músicas de seus ídolos.
Ao ser procurada para comentar sobre o ocorrido, a assessoria do Spotify afirmou que está investigando a situação para compreender o que pode ter causado a remoção das faixas. Entre os problemas relatados, observou-se que álbuns inteiros foram afetados, com músicas picotadas ou indisponíveis para reprodução.
No caso de Djavan, álbuns notáveis como “Djavan” (1978 e 1989), “Meu Lado” (1986), “Puzzle Of Hearts” (1990) e “Rua dos Amores” (2012) aparecem fragmentados, com apenas algumas músicas disponíveis. Hits conhecidos como “Oceano”, “Sina” e “Asa” estão entre os desaparecidos.
Maria Bethânia teve registros ao vivo, como “Pra Rua Me Levar” e “Você Não Sabe”, removidos, enquanto Gal Costa teve a faixa “Tenda” do álbum “Gal Canta Caetano” (2004) retirada da plataforma, junto com outras como “Açaí” em dueto com a banda Roupa Nova. A trilha sonora do filme “Gabriela, Cravo e Canela” praticamente desapareceu.
No caso de Roberto Carlos, a maioria das faixas dos álbuns das décadas de 1980 e 1990 sumiram do Spotify. A situação também foi observada para a banda Plastic Ono, constituída por John Lennon e Yoko Ono.
Vale destacar que os álbuns retirados são distribuídos pela Sony Music e CBS, e até o momento, não foram notados problemas semelhantes em outras plataformas de streaming, como Amazon Music e Deezer. Para a Folha de São Paulo, a assessoria da Sony afirmou que irá investigar o ocorrido e se manifestará caso o problema envolva a gravadora e não apenas o Spotify.